quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Assembleia dos Servidores da Educação


Atenção educadores!

O Sintserp realiza Assembleia dos Servidores da Educação no dia 6 de dezembro (quinta-feira) com dois horários: 9 e 14 horas na sede do sindicato.

A pauta a ser debatida será:
  • Aplicação da lei que obriga a Prefeitura a conceder 1/3 da carga horária do profissional do Magistério para atividade extraclasse.
  • Campanha Salarial 2013 e a luta por um reajuste salarial de 28%.
  • Orçamento da prefeitura para 2013 e sua discussão na Câmara de Vereadores através da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano.
Todos lá!


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Verão mais quente e mais úmido no litoral potiguar

DN Online

O verão 2012/2013 começa no dia 22 de dezembro. A previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) é que a temporada será mais quente e mais úmida no litoral potiguar, porém considerada dentro da normalidade. As temperaturas poderão alcançar 32 graus em Natal, e 38 no interior do estado, entre meses de dezembro e janeiro.

De acordo com meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot, apesar do termômetro registrar uma medição de 32 graus, as pessoas sentirão um calor de aproximadamente 40 graus. E em cidades do interior, como Caicó e Mossoró, um calor de 50 graus. “O local onde é feita a medição com o termômetro não tem exposição ou interferência do homem. Então, nos lugares onde há interferência, a temperatura aumenta”, disse.

Atualmente, os termômetros têm registrado temperaturas entre 28,8 e 29 graus em Natal. Em Caicó e Mossoró, entre 34 e 35 graus.

Fonte:http://www.dnonline.com.br/app/noticia/cotidiano/2012/11/19/interna_cotidiano,111487/verao-mais-quente-e-mais-umido-no-litoral-potiguar.shtml

Novo tremor de terra é registrado no interior do RN

PEDRA PRETA

Do DN Online, com informações da UFRN
 O epicentro é representado pela estrela vermelha. As estações de Riachuelo (RCBR) e Pedra Preta (ACPP) são representadas pelos triângulos vermelhos. (Divulgação)
O epicentro é representado pela estrela vermelha. As estações de Riachuelo (RCBR) e Pedra Preta (ACPP) são representadas pelos triângulos vermelhos.
 
Um novo tremor de terra foi registrado no interior do RN. Por volt das 13h28 deste domingo (18), um tremor de 2.6. aconteceu na região de Pedra Preta, interior do RN. Este evento foi registrado, entre outras, pela estação de Riachuelo (RCBR) e pelas estações da Rede Sismográfica do Nordeste (RSISNE) de Paraú (NBPA), Livramento (NBLI) e Pedro Velho (NBPV).

Nesta segunda-feira, em visita à região, o técnico Eduardo Menezes conversou com vários moradores de sítios próximos à estação ACPP, em Cabeço Preto. Segundo informações por ele coletadas esse tremor foi sentido em Cabeço Preto, Ubaeira e Sítio Barro Vermelho. 

Fonte:http://www.dnonline.com.br/app/noticia/cotidiano/2012/11/19/interna_cotidiano,111444/novo-tremor-de-terra-e-registrado-no-interior-do-rn.shtml

Novo tremor é registrado em João Câmara

MAGNITUDE 2.8


Sergio Vilar, do DN Online

Depois de um longo período de baixa atividade sismológica na região de João Câmara (a 74 km de Natal), um novo tremor foi constatado pelo Laboratório de Sismologia da UFRN. O registro foi feito às 21h40 da última sexta-feira (16) e atingiu a magnitude 2.8, imperceptível à grande maioria dos moradores do município.


 (Reprodução/Google Earth)
O local, conhecido como região de Samambaia-Lagoa Rachada, foi o mesmo onde a atividade sísmica teve início em 1986 - data do tremor de magnitude 4.6, seguido de outro de 5.1 na Escala Richter, que causou pânico em João Câmara e migração de centenas de residentes à capital potiguar - um marco no registro de abalos sísmicos no país.
Desde esta data foi montada uma estação de sismologia na cidade, para medir os tremores de terra na região. O abalo de novembro de 1986 causou tanto estrago que o presidente José Sarney esteve na cidade para acompanhar a ajuda aos desabrigados que tiveram suas casas destruídas ou rachadas pelo tremor.
Segundo o estudioso do assunto, o professor José Alberto Veloso, o primeiro tremor catalogado no Rio Grande do Norte ocorrido no município de Assu, em 1807.
Fonte:http://www.dnonline.com.br/app/noticia/cotidiano/2012/11/18/interna_cotidiano,111394/novo-tremor-e-registrado-em-joao-camara.shtml

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Senac/RN faz curso exclusivo no país para certificar professores de inglês

ÚNICO NO BRASIL

Do DN Online

Parceiro exclusivo do Programa TEFL Internacional Certification para professores de língua inglesa no Brasil, o Senac Rio Grande do Norte anuncia turma do Programa de Formação, Treinamento e Certificação de Professores de Inglês. O curso possibilita aos participantes a Certificação TEFL - selo de excelência no ensino de língua inglesa que habilita para o ensino em escolas do Brasil e exterior. 

O treinamento ocorrerá de 07 de janeiro a 02 de fevereiro de 2013, no Centro de Idiomas do Senac, no bairro do Alecrim, em Natal. São oito horas diárias de aulas, ministradas por treinadores do TEFL Internacional. 

Podem participar professores de inglês brasileiros ou estrangeiros; universitários nas carreiras de Letras, Pedagogia, Comércio Internacional, Turismo, Hotelaria, entre outras, com nível de inglês avançado. As inscrições também são abertas a estudantes e viajantes fluentes na língua inglesa, que buscam se qualificar profissionalmente como professores de inglês. 

Os interessados devem se matricular em qualquer uma das unidades do Senac no Rio Grande do Norte. O treinamento é pago e a instituição disponibiliza formas de pagamento diferenciadas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4005-1000.

Saiba mais
Por meio do Senac, Natal passou a ser a única cidade do país a emitir esse certificado de qualificação de professores de inglês, se tornando o mais importante instituto de treinamento profissional do segmento no País. 

Antes da parceria do Senac com o TEFL International, os brasileiros que pretendiam obter o TEFL International tinham como opção mais próxima de Natal a capital argentina, Buenos Aires, e Costa Rica - únicas da América Latina a oferecer os cursos. 

Serviço:

Programa de Formação, Treinamento e Certificação de Professores de Inglês – TEFL International

Onde: Centro de Idiomas Senac (Alexandrino de Alencar, 556, Alecrim, Natal-RN)

Quando: 07 de janeiro e 02 de fevereiro de 2013.

Informações: 4005-1000.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Brasil é eleito para o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas



Por 184 votos, o Brasil foi eleito pela terceira vez para o Conselho de Direitos Humanos (CDH) da Organização das Nações Unidas (ONU). A eleição foi realizada hoje (12) durante a Assembleia Geral da ONU. O conselho tem a responsabilidade de promover e proteger os direitos humanos em todo o mundo, alertar sobre violações na área e fazer recomendações. O mandato será para o período de 2013 a 2015.

Antes do anúncio da eleição, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, disse que um novo mandato no conselho seria uma conquista importante para o país, “mas que só faz sentido se o Brasil também conseguir assegurar a todos os cidadãos os seus direitos”. Maria do Rosário também ressaltou que o Estado deve promover a educação em direitos humanos para todos. “O nosso papel é colocar o Estado a serviço do povo".

A ministra falou sobre a eleição durante a abertura do 2º Encontro Nacional dos Centros de Referência em Direitos Humanos, que discute a atuação de organizações governamentais e não governamentais para a promoção, capacitação e educação em direitos humanos, além do atendimento a pessoas com seus direitos violados.

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, sediado em Genebra, é formado por 47 membros, escolhidos com base na distribuição geográfica para um mandato de três anos. O Brasil já havia tido assento no colegiado nos períodos de 2006 a 2008 e de 2008 a 2011. Também foram escolhidos, pela América Latina, a Argentina e Venezuela. Os três países substituem Cuba, México e Uruguai.

Estados Unidos, Costa do Marfim, Estônia, Etiópia, Gabão, Alemanha, Irlanda, Japão, Cazaquistão, Quênia, Paquistão, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Montenegro e Serra Leoa também irão integrar o CDH até 2013. O Brasil tinha deixado o colegiado em junho de 2011.

Composto por 47 membros, o conselho é o organismo da ONU responsável por fortalecer a promoção e proteção dos direitos humanos, além de resolver situações de violações e fazer recomendações sobre eles. Com distribuição geográfica equitativa, o conselho tem 13 assentos para os países africanos, 13 para a Ásia, oito para a América Latina e o Caribe, sete para a Europa Ocidental e seis assentos para o Leste europeu.
 
Agência Brasil 

Estudo do governo aponta que negros já são 51% da classe média



Dos 36 milhões de brasileiros que ingressaram na classe média durante os últimos dez anos, 75% eram negros, revelou um estudo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) divulgado hoje (12) na capital paulista. Com isso, a participação dos negros na classe média subiu de 38% em 2002 para 51% neste ano, garantindo equilíbrio racial para esse extrato.

“O ideal é que, se os negros são 50% da população brasileira, eles sejam 50% da classe média. Se no Nordeste eu tenho 34% da população brasileira, o ideal é que eu tenha 34% na classe média”, disse Ricardo Paes de Barros, secretário de Ações Estratégicas da SAE. Segundo ele, “a nossa classe média passou a ser muito mais heterogênea, um retrato do Brasil”.

A pesquisa, que resultou no segundo número da série Vozes da Classe Média, mostrou uma mudança no perfil da nova classe média brasileira, que hoje responde por 52% do total da população do país e que tem renda per capita familiar entre R$ 291 e R$ 1.019. As estimativas tiveram como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

“É o grupo que está se movimentando, que gostaria de mudar de classe e planeja, toma medidas para que seus descendentes [também] mudem”, disse o ministro-chefe da SAE, Moreira Franco.

O aumento do número de negros na classe média trouxe equilíbrio racial para esse extrato social, porém isso não ocorreu entre as camadas mais abastadas da sociedade. “Nós temos agora igualdade racial na classe média. Mas é claro que não temos igualdade racial nem na classe alta, nem na classe baixa. A classe alta é predominantemente branca e a classe baixa é negra”, declarou Ricardo Paes de Barros.

A fatia da sociedade composta por indivíduos de classe média passou de 38% em 2002 para 52% este ano, um crescimento de 14 pontos percentuais. Já a classe baixa, cujo rendimento per capita varia de R$ 81 a R$ 291, sofreu redução de 21 pontos percentuais: era 48% em 2002 e caiu para 28% neste ano.

A classe alta, com renda acima de R$ 1.019, apresentou expansão de 7 pontos percentuais, passando de 13% em 2002 para 20% neste ano. “O que aconteceu no Brasil, na última década, foi uma mudança sem precedentes na distribuição de renda brasileira. O tamanho desses três grupos mudou de uma maneira radical”, avaliou o ministro.

Outra constatação do estudo é que estão na classe média 55% dos jovens e 53% das mulheres brasileiros. O país também conseguiu reduzir o índice de extrema pobreza, que era 11% em 2003 e, após um período de cinco anos, caiu para menos da metade.

O levantamento também apontou o Sudeste como destaque, por ser a região que mais colocou novas pessoas na classe média, o equivalente a 36% do total de novos integrantes. Em seguida, veio o Nordeste com 34% dos novos membros dessa classe social.

Os nordestinos responderam pelo maior aumento regional da classe, passando de 22% em 2002, para 42%. No Sudeste, a diferença ficou em 11 pontos percentuais – em 2002, a participação da classe média na região era 46% e subiu para 57% neste ano. As regiões Norte e Centro-Oeste apresentaram crescimento de 17 pontos percentuais, um avanço de 31% para 48% no Centro-Oeste e de 40% para 57% no Norte. O menor crescimento ocorreu no Sul, que passou de 49% para 58%.

De acordo com Ricardo, as mudanças nos extratos sociais brasileiros são reflexos da diminuição da desigualdade de renda. “É um fato surpreendente que essa classe média surja da redução da desigualdade. E essa redução cria um grupo do meio [classe média], dos batalhadores, que é o mais heterogêneo. Ele [o grupo] é mais a cara do Brasil do que a elite brasileira é, ou a classe baixa é”, disse.

Da Agência Brasil

Juiz aplica Lei Maria da Penha a favor de rapaz que sofria ameças de mulher

HOMEM PROTEGIDO


Justiça usou a Lei Maria da Penha para proibir a aproximação e contato de ex-namorada que, após o término do relacionamento, assumiu comportamento agressivo em relação ao rapaz.

Ameaças
Inconformada com o fim da relação, que durou aproximadamente 6 meses, a ex-namorada iniciou uma série de perseguições e agressões, que incluem: apedrejamento da residência e do carro da vítima; envio de mensagens eletrônicas e postagens nas redes sociais o difamando e o constrangendo; ameaças de incêndio criminoso à residência em que ela mora com o filho do ex-namorado, além de dizer que iria se cortar e procurar a delegacia acusando o ex-companheiro de agressão.

O homem, com medo de ser acusado de um crime que não cometeu, juntou boletins de ocorrência que havia registrado contra a mulher e levou à justiça pedindo proteção de urgência.

Ao analisar o processo, o juíz determinou a proibição de qualquer tipo de aproximação e contato da mulher com o ex-namorado, seja por carta, telefone, internet ou qualquer outra forma de comunicação. Ela deve ficar afastada, no mínimo, 150 metros.

Um multa de R$ 1 mil foi estabelecida em caso de descumprimento, além de responsabilização civil e criminal por crime de desobediência e outros que vierem a ser cometidos, além de eventual prisão cautelar para garantia da ordem pública, caso seja descumprida a decisão.

Do Correio Braziliense

Vote na candidata Lajense no Miss Mundo Rio Grande do Norte


Clique na foto ou no Link abaixo

Com o objetivo de incentivar a cultura e a beleza lajense, convocamos todos os internautas para participar da votação no site do UOL que elegerá as dez primeiras candidatas, as mais votadas serão as finalistas do concurso.

A jovem Cynthia Jasmeni representa a nossa cidade, para votar entre o link a baixo e vamos deixar a nossa cidade de Lajes no topo do Miss Mundo Rio Grande do Norte.

Fonte: Junior martins