domingo, 18 de maio de 2014
Combate à exploração sexual é lembrado em Natal
Hoje, 18 de maio, é marcado pelo Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Natal, órgãos ligados à causa realizam algumas ações para chamar atenção da sociedade e alertar para o problema social. Às vésperas da Copa do Mundo, a preocupação maior é a de que o evento esportivo, a exemplo do que ocorreu na África do Sul, em 2010, possibilite o aumento do número de vítimas desse crime.
Números da fundação francesa Scelles apontam que a parcela de jovens vítimas de exploração sexual, estimada em 100 mil antes da realização da Copa, há quatro anos, aumentou em 40% em meio ao evento. Para tentar impedir que o fenômeno se repita em Natal, a Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, da Assembleia Legislativa, criou o "Selo Copa Legal".
Na próxima quinta-feira, dia 22, a Frente vai entregar o selo a 30 estabelecimentos comerciais - restaurantes, hotéis e bares. "Os estabelecimentos que vão receber o selo se comprometeram em combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Os empresários assinaram uma carta de compromissos com pontos importantes, entre eles, está a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente e exposição do telefone Disque 100", explicou a presidente da Frente, deputada Márcia Maia.
Na manhã de hoje, integrantes da Frente Parlamentar e servidores da secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) divulgaram a campanha num dos principais pontos turísticos da cidade e ponto de vulnerabilidade para a exploração sexual - praia de Ponta Negra. Vestidos com camisetas alusivas à campanha, os participantes do grupo distribuíram panfletos para os turistas, comerciantes e moradores locais.
Maio amarelo
Também na manhã de hoje, as secretarias Municipal de Saúde (SMS) e Mobilidade Urbana (Semob) realizaram um ação educativa nos cruzamentos da avenida Bernardo Vieira com a Salgado Filho e Romualdo Galvão. Além de chamar a atenção para campanha de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes, os servidores de ambas secretarias fizeram distribuição de material da campanha "Mais gentileza, menos acidentes" e preservativos.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não-transmíssiveis da SMS, Geane da Silva, a ação de hoje faz parte do projeto denominado "Maio amarelo". "Esse mês é dedicado à campanha de conscientização. Estamos desenvolvendo ações voltadas para educação no trânsito, prevenção de doenças sexuais e, como hoje é dia 18, lembramos ainda a importância sobre a proteção das nossas crianças e adolescentes", contou.
Além da praia de Ponta Negra e os cruzamentos da avenida Bernardo Vieira, foram registradas movimentações na Praia do Meio.
Fonte:http://tribunadonorte.com.br/noticia/combate-a-exploracao-sexual-e-lembrado-em-natal/282252
5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura começa nesta semana
A Teia Nacional da Diversidade – 5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura e das redes da diversidade que integram o Programa Cultura Viva – será realizada de 19 a 24 de maio, em Natal (RN). Promovida pela Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura e pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura, a Teia 2014 tem o objetivo de fortalecer o exercício dos direitos culturais e promover a atuação cultural em rede.
"Desta vez teremos uma Teia muito especial, porque irá reunir no mesmo encontro pontos de cultura e segmentos da diversidade, com a presença de instituições parcerias. A Teia da Diversidade será um importante espaço de fortalecimento e articulação de toda a rede", diz ministra da Cultura, Marta Suplicy.
A Teia da Diversidade será mais abrangente do que as quatro edições anteriores da Teia, realizadas em 2006, 2007, 2008 e 2010. Este ano, além dos Pontos e Pontões de Cultura, participam grupos do "Encontro da Diversidade", que agrega segmentos das políticas setoriais atendidos pelo Programa Brasil Plural. Fazem parte destes segmentos grupos de Culturas Populares, Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, LGBT, Crianças, Idosos, Juventude, Hip-Hop, Pessoas com Deficiência, Saúde Mental, Trabalhadores Urbanos, Povos de Terreiro, Quilombolas, Imigrantes, Mulheres, Trabalhadores Rurais, Mestres e Griôs.
"Queremos estimular o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, instituições de ensino, instâncias de participação social e os diversos atores do campo cultural", explica Márcia Rollemberg, secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC. Segundo a gestora, a realização da TEIA da Diversidade estimula ações de valorização, políticas integradas e de promoção da cultura brasileira.
Programação e espaços
A Teiada Diversidade contará com Mostras Artísticas e uma Feira de Economia Solidária e Criativa protagonizadas pelos Pontos de Cultura, que levarão a Natal demonstrações da diversidade do Programa Cultura Viva por meio de apresentações artísticas, da exposição e venda de produtos artesanais.
Oficinas, Fóruns e Seminários Temáticos serão alguns dos espaços de diálogo da Teia da Diversidade. Entre os temas, destacam-se os debates sobre o acesso a equipamentos culturais, os encontros dos Pontos de Cultura Indígenas e de Leitura.
Na área audiovisual, haverá o CineTeia, uma mostra de produções dos Pontos de Cultura, o encontro do Grupo de Trabalho Temático e um Seminário sobre a Regionalização da Produção Audiovisual.
As atividades da Teiada Diversidade serão realizadas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na Praça Largo da Ribeira e no Teatro Alberto Maranhão.
A programação completa da Teia da Diversidade está disponível no site oficial do encontro e os participantes podem inscrever-se gratuitamente nas atividades disponíveis.
Histórico
A primeira edição da Teia aconteceu em 2006, em São Paulo (SP), dois anos após o início do Programa Cultura Viva. O encontro foi motivado pela necessidade haver uma instância nacional em que os Pontos de Cultura tivessem oportunidade de se conhecer, trocar experiências e ter visibilidade.
Em 2007, foi a vez de Belo Horizonte (MG) sediar o encontro nacional dos Pontos de Cultura. As demais edições aconteceram em Brasília (2008) e em Fortaleza (CE) no ano de 2010. Ao fim das quatro edições, a Teia foi consolidada como um importante espaço de mobilização e articulação da rede dos Pontos de Cultura.
Desde 2012, o encontro ganhou versões estaduais, promovidas pelos governos dos estados e as comissões estaduais dos Pontos de Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura. A organização da TEIA Nacional é de responsabilidade da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e conta com recursos do Governo Federal.
#TEIAdaDiversidade
De 19 a 24 de maio de 2014
Natal – Rio Grande do Norte (RN)
Locais
Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
Praça Largo da Ribeira e o Teatro Alberto Maranhão
Programação completa, notícias e mais informações no site.
Fonte: MinC
Noiva erra de quarto e faz sexo com padrinho após casamento na China
Noiva errou de quarto ao voltar do banheiro na manhã após o casamento.
Casal processou padrinho, mas Justiça disse que ele não fez nada errado.
Do G1, em São Paulo
Uma noiva chinesa se confundiu e fez sexo com um dos padrinhos na manhã
seguinte após seu casamento na comarca de Napo, em Guangxi. A mulher
disse que só percebeu que o homem na cama não era seu marido após o fim
do ato sexual.
Segundo a imprensa chinesa, a noiva estava na cama com o marido, mas
levantou para ir ao banheiro. Na saída, desnorteada, a mulher errou de
quarto e acabou deitando na cama em que estava o padrinho. O homem
começou a cariciá-la, e os dois fizeram sexo.
Ao descobrir que havia mantido relações sexuais com o padrinho, a noiva
se desesperou e acusou o homem de abuso. Ela e seu marido pediram uma
indenização 20 mil iunes (R$ 7,16 mil), mas o padrinho se negou a pagar a
quantia.
Sem acordo, o casal chegou a entrar com uma ação contra o padrinho, mas
a Justiça considerou que ele não teve nenhuma culpa, pois foi a mulher
quem errou de quarto e manteve sexo consensual, sem perceber que o homem
não era seu marido.
O incidente ocorreu no dia 30 de agosto, mas foi divulgado neste mês pela imprensa chinesa.
Do G1, em São Paulo
Uma noiva chinesa se confundiu e fez sexo com um dos padrinhos na manhã seguinte após seu casamento na comarca de Napo, em Guangxi. A mulher disse que só percebeu que o homem na cama não era seu marido após o fim do ato sexual.
Segundo a imprensa chinesa, a noiva estava na cama com o marido, mas levantou para ir ao banheiro. Na saída, desnorteada, a mulher errou de quarto e acabou deitando na cama em que estava o padrinho. O homem começou a cariciá-la, e os dois fizeram sexo.
Ao descobrir que havia mantido relações sexuais com o padrinho, a noiva se desesperou e acusou o homem de abuso. Ela e seu marido pediram uma indenização 20 mil iunes (R$ 7,16 mil), mas o padrinho se negou a pagar a quantia.
Sem acordo, o casal chegou a entrar com uma ação contra o padrinho, mas a Justiça considerou que ele não teve nenhuma culpa, pois foi a mulher quem errou de quarto e manteve sexo consensual, sem perceber que o homem não era seu marido.
O incidente ocorreu no dia 30 de agosto, mas foi divulgado neste mês pela imprensa chinesa.
Esqueleto de 12 mil anos desbanca Luzia como fóssil mais velho
Descoberta de Naia sugere que houve uma única migração para a América
México. Mergulhadora coloca crânio da adolescente em plataforma rotativa; no detalhe, crânio da mineira Luzia
PUBLICADO EM 17/05/14 - 03h00
DA REDAÇÃO
Luzia, cujo crânio foi descoberto nos anos 70 na região de Lagoa Santa, foi desbancada como o fóssil humano mais antigo da América. Uma expedição de cientistas e mergulhadores no México resultou na descoberta de um dos mais antigos e mais completos esqueletos humanos já encontrados no continente, chamado de Naia. O achado permite chegar a conclusões importantes sobre a relação entre os primeiros moradores da América e os nativos americanos modernos.
A descoberta ocorreu no sistema de cavernas Sac Actun, na península de Iucatã. Mais especificamente, dentro de uma fossa conhecida como Hoyo Negro, mais de 40 metros abaixo do nível do mar, onde também foram encontrados diversos esqueletos de animais extintos. De acordo com os pesquisadores, o esqueleto era de uma garota com idade entre 15 e 16 anos que viveu entre 13 mil e 12 mil anos atrás, no período Pleistoceno Superior. A mineira Luzia morreu aos 20 anos e viveu há cerca de 11 mil anos atrás.
Todas as partes do esqueleto estavam intactas, exceto por algumas fraturas sofridas logo antes da morte nos ossos púbicos, trauma consistente com a queda em uma piscina rasa a partir de uma das passagens superiores da caverna.
O fato de o DNA estar perfeitamente preservado e o crânio estar intacto permitiu concluir que, apesar das diferenças no formato craniofacial, essa adolescente está ligada aos nativos americanos modernos.
Segundo os autores, esta é uma descoberta importante, pois a diferença de formato do crânio levou os cientistas a considerarem a hipótese de que os primeiros americanos e os nativos modernos tiveram origens diferentes. A descoberta foi descrita em um artigo publicado na edição da revista “Science” de ontem.
Flash
Idade. Para solucionar o mistério da idade de Naia, os pesquisadores fizeram uma datação de urânio-tório de seus dentes, o que marcou a idade mínima do esqueleto em 12 mil anos.
Fonte:http://www.otempo.com.br/interessa/esqueleto-de-12-mil-anos-desbanca-luzia-como-f%C3%B3ssil-mais-velho-1.846760
Superdose de sarampo modificado fez câncer desaparecer em estudo
Vacina com o vírus foi aplicada em paciente com tumores na medula.
Experiência foi descrita no periódico 'Mayo Clinic Proceedings'.
Uma dose fortíssima do vírus do sarampo manipulada em laboratório eliminou pela primeira vez o câncer em uma paciente, informaram cientistas americanos esta semana.
"Temos aqui um tratamento que você aplica uma vez e o efeito pode ser a remissão de longo prazo do câncer", disse Stephen Russell, hematologista que codesenvolveu a terapia, descrita na edição desta semana do periódico "Mayo Clinic Proceedings". "Acreditamos que possa se tornar uma cura de aplicação única", prosseguiu.
A paciente, de 49 anos, foi diagnosticada com um tipo de câncer na medula denominado mieloma múltiplo. Ela tinha um tumor na fronte e o câncer se espalhou pela medula espinhal. Ela recebeu uma dose intravenosa do vírus do sarampo, conhecido como MV-NIS, que é seletivamente tóxico às células de plasma do mieloma.
Uma dose normal de vacina do sarampo contém 10 mil unidades infecciosas do vírus do sarampo. A dose neste estudo foi de 100 bilhões de unidades infecciosas. "Ela teve uma resposta notável", disse Russell.
Apesar de alguns efeitos colaterais precoces, como fortes dores de cabeça, o tumor na testa logo desapareceu e sua medula ficou limpa. Russell disse que sua remissão durou nove meses. Quando o tumor em sua fronte começou a reaparecer, os médicos o trataram com radioterapia local.
Experiências
Uma reportagem publicada no jornal "Minneapolis Star Tribune" noticiou que a mulher, agora com 50 anos, continua a gozar de boa saúde e espera que a visita ao seu médico, no mês que vêm mostre que ela ainda está livre do câncer.
Uma segunda paciente acompanhada no estudo não se saiu tão bem. Ela tinha grandes tumores nas pernas e a terapia não conseguiu erradicá-los.
No entanto, usando estudos de geração de imagem avançados, os médicos conseguiram rastrear o caminho do vírus do sarampo em seu corpo e descobriram que ele, na verdade, estava atacando as áreas onde os tumores estavam se desenvolvendo.
As duas foram as primeiras estudadas na mais elevada dose possível do tratamento, que não funcionou em doses menores. As mulheres também tiveram uma exposição limitada ao sarampo no passado. Seus cânceres se espalharam a um ponto em que não tinham outras opções de tratamento.
Em editorial que acompanha o artigo, escrito por John Bell, do Centro de Pesquisas Inovadoras sobre o Câncer do Instituto de Pesquisas do Hospital de Ottawa, no Canadá, informou que as evidências eram "convincentes".
"São resultados animadores que finalmente validam o potencial clínico deste tipo de tratamento. No entanto, há muita pesquisa a ser feita", escreveu Bell.
Fonte:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/05/superdose-de-sarampo-modificado-fez-cancer-desaparecer-em-estudo.html
Descobertos na Argentina fósseis de dino com 40 metros e 100 toneladas
Os pesquisadores encontraram ainda fragmentos que permitirão, pela primeira vez, reconstruir a forma dos músculos, calcular a energia necessária para a locomoção dos gigantes
France Presse
Buenos Aires - Paleontólogos argentinos anunciaram na sexta-feira a descoberta, na Patagônia, dos restos fósseis de um enorme dinossauro que tinha 40 metros e pesava o equivalente a 14 elefantes, ou seja, 100 toneladas.
Trata-se do "maior exemplar conhecido, que tem 90 milhões de anos de antiguidade", afirmou Rubén Cúneo, diretor do museu paleontológico Egidio Feruglio da cidade patagônica de Trelew, em declarações a jornalistas locais.
Trata-se do "maior exemplar conhecido, que tem 90 milhões de anos de antiguidade", afirmou Rubén Cúneo, diretor do museu paleontológico Egidio Feruglio da cidade patagônica de Trelew, em declarações a jornalistas locais.
" É a descoberta mais completa desse tipo de dinossauro em nível mundial", disse um dos cientista |
Os fósseis tinham sido encontrados por acaso em 2013 por um trabalhador rural em um campo localizado a 260 quilômetros de Trelew, na região da costa atlântica da província de Chubut, 1.300 km ao sul de Buenos Aires.
Trata-se de um fóssil de saurópode, herbívoro, e "com um comprimento aproximado de 40 metros da cabeça à cauda, o equivalente ao tamanho de 14 elefantes", explicou Cúneo.
O exemplar, que ainda não tem nome, é a "descoberta mais completa desse tipo de dinossauro em nível mundial", disse o cientista, contando que "foi preciso fazer um buraco muito grande" para poder resgatar os restos.
A equipe de cientistas do museu Egidio Feruglio, chefiada pelos paleontólogos José Luis Carballido e Diego Pol, comprovou a descoberta e descobriu, também, um enorme campo de fósseis nessa região de planície em Chubut.
"A quantidade de fragmentos encontrados, que correspondem a ao menos sete exemplares diferentes, faz desta descoberta a mais completa envolvendo dinossauros gigantes em nível mundial, algo transcendental para a ciência", destacou Carballido em entrevista à AFP neste sábado.
"É algo extraordinário em todos os sentidos porque até agora o que se conhecia sobre os saurópodes procedia de descobertas fragmentárias", disse o cientista.
Carballido, 36 anos, precisou que o achado envolve "10 vértebras do torso, 40 da cauda, parte do pescoço e patas completas", o que permitirá "reconstruir completamente o animal".
Os pesquisadores encontraram ainda fragmentos que permitirão, pela primeira vez, reconstruir a forma dos músculos, calcular a energia necessária para a locomoção dos gigantes e concluir seu padrão alimentar.
Além dos fósseis ósseos, foram encontrados fragmentos de troncos e folhas, "com o que será possível reconstruir completamente o ecossistema". "Vamos poder realizar uma reconstrução muito precisa e responder muitas questões".
"Os maiores dinossauros conhecidos habitavam o sul da Argentina (...) e não tínhamos evidência sobre os elementos propícios para o gigantismo, mas agora vamos poder analisar isto e desvendar a história evolutiva".
Leia mais notícias em Ciência e Saúde
"A investigação terá várias etapas: primeiro revelaremos a nova espécie, suas características. Calculamos que serão necessários mais cinco anos para realizar um estudo profundo da anatomia deste animal", estimou Carballido.
A descoberta foi divulgada um dia depois de anunciado outro achado, o dos restos do primeiro dinossauro diplodócido na América do Sul, em Neuquén, sudoeste da Argentina, também na Patagônia, uma região rica em fósseis.
Fonte:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2014/05/18/interna_ciencia_saude,428081/descobertos-na-argentina-fosseis-de-dino-com-40-metros-e-100-toneladas.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
segunda-feira, 5 de maio de 2014
Todas as cartas de amor…
Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.
Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.
As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.
Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.
Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.
A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.
(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)
Aquário de Natal
Assinar:
Postagens (Atom)