sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ministério define prazo para desligamento da TV analógica no país


Grupo deverá concluir trabalho em um ano. Plano de Desligamento da Televisão Analógica deverá ser encaminhado para consulta pública em até 60 dias.


Por Sabrina Craide

O Ministério das Comunicações determinou hoje (26) a formação de um grupo de trabalho para coordenar o desligamento da televisão analógica e a implantação da transmissão digital no país.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União, o grupo deverá concluir o trabalho em um ano. O Plano de Desligamento da Televisão Analógica deverá ser encaminhado para consulta pública em até 60 dias.

Entre as atribuições do grupo estão a elaboração de um cronograma de desligamento do sistema de transmissão analógica, a realização de testes pilotos e ações relativas à cobertura e à recepção do novo sistema. Também deverá haver a divulgação do desligamento e ações de atendimento ao cidadão.

O grupo deverá seguir diretrizes como o acesso de famílias de baixa renda à televisão digital, a comunicação adequada à população dos eventos relativos ao desligamento da televisão analógica, o aproveitamento eficiente do espectro e as oportunidades para a indústria nacional.

O grupo de trabalho será composto por representantes das secretarias de Serviços de Comunicação Eletrônica, de Telecomunicações e Executiva do Ministério das Comunicações, além da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Especialistas representantes de outros órgãos ou da sociedade civil poderão ser convidados para contribuir com o grupo.

O Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) foi implantado em 2006. A previsão do governo é que o sistema analógico seja desligado totalmente em 2016.

Fonte:http://www.nominuto.com/noticias/cidades/ministerio-define-prazo-para-desligamento-da-tv-analogica-no-pais/90546/

Argentina, Brasil e México criam associação ambiental

A organização visa a redução de efeitos causados pelas mudanças climáticas
ANSA
Argentina, México e Brasil criaram nesta sexta-feira (26) a ALAA (Associação Latino-americana de Autoridades Ambientais), mediante um acordo firmado no estado argentino de Misiones. O documento, no qual são abordados temas como florestas, mudanças climáticas, biodiversidade e gestão de resíduos sólidos urbanos, foi definido durante uma reunião extraordinária do Conselho Federal de Meio Ambiente da Argentina, que teve a participação do México e Brasil.
"As problemáticas nos países do Mercosul e da América Latina são muito semelhantes, justamente por causa da biodiversidade. Estamos sofrendo com os mesmos efeitos decorrentes das mudanças climáticas", afirmou à ANSA o subsecretário de Ambiente da Argentina, Ariel Lopez. Segundo Lopez, consta na agenda do acordo "temas comuns aos países e também como serão organizadas as reuniões, de forma que ocorram nos primeiros meses do próximo ano". O subsecretário declarou ainda que a associação está aberta à adesão de outros países e que a decisão de iniciá-la com o México e o Brasil se deve à semelhança nas estruturas federais. De acordo com o secretário de Ambiente do estado argentino de Tucumán, Alfredo Montalbán, "esse é apenas o primeiro passo". Ele disse ainda que o México já conta com uma lei sobre mudanças climáticas e que a Argentina está trabalhando para criar uma norma semelhante. Sobre o aquecimento global, Montalbán destacou que "a preocupação comum da região é a adaptação, entendendo que os países subdesenvolvidos prestam um serviço ambiental e são os que menos poluem". Segundo ele, esses países devem liderar a mitigação, tema no qual estariam avançando.
Fonte:http://noticias.r7.com/internacional/argentina-brasil-e-mexico-criam-associacao-ambiental-26102012

Governo quer melhorar imagem do magistério no Brasil



EFE
Rio de Janeiro, 26 out (EFE).- O Governo Federal quer melhorar a imagem do magistério e a formação dos professores para atrair mais jovens à profissão, garantiu nesta sexta-feira Carmen Moreira de Castro Neves, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma fundação do Ministério da Educação. Todos aqueles que trabalham em educação têm uma obrigação "estrutural" para com o Brasil e por isso o governo deve "investir" em formação de qualidade e inovação para os professores, detalhou Carmen. Em seu seminário sobre desafios educativos, realizado na Fundação Getúlio Vargas (FGV), a funcionária desenvolveu os "pontos críticos" que, segundo ela, encontram os professores em suas tarefas diárias. Explicou que há uma "falta de prestígio" na carreira docente e que "os jovens não querem ser professores", entre outras razões pelos "poucos atrativos" da carreira e pelos baixos salários que recebem os professores. A especialista, diretora de Formação de Professores de Educação Básica da Capes, reconheceu que "os professores têm baixa auto-estima". Além disso, expressou a necessidade de apostar em uma política de incentivos que atualmente não existe e em melhorar as condições de segurança e saúde nos centros educativos. De acordo com Carmem, há professores aos quais os psiquiatras recomendaram não dar aulas devido aos conflitos vividos dentro das escolas. Também indicou que é necessário seguir formando os educadores e motivá-los por meio do uso de novas tecnologias. EFE jbl/rsd

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Filme brasileiro vence festival nos EUA

Alguém qualquer, longa do brasileiro Tiaraju Aronovich, foi escolhido para o prêmio Curator's choice (Prêmio do curador) no Boston Latino International Film Festival (Bliff) em Massachusetts, EUA. O filme conta a história de Zé, interpretado pelo diretor, personagem que se encontra com uma prima no momento em que recebe a notícia de que lhe restam apenas seis meses de vida. Dividindo o espaço de sua pequena casa com a visitante Jandira (Amanda Maya), o protagonista se questiona sobre valores pessoais como a morte e o amor.

As sensações de eternidade são traduzidas pela relação de parentesco entre a moça e o homem, que trabalha como faz-tudo em um edifício residencial. "É o filme mais intenso e inspirador que já dirigi, uma obra sobre silêncio e simplicidade", se orgulha Aronovich, que também assinou Sem fio (2009), aclamado no Canada International Film Festival.

Classificado pela organização do festival como "obra prima" e descrito pelo diretor como "um romance sem beijo", Alguém qualquer será exibido no encerramento da mostra, em pleno Centro Rockefeller para Estudos Latino-Americanos, no próximo domingo (28/10). O Bliff reuniu cerca de 300 filmes de 17 países, mas distinguiu apenas a obra brasileira com uma premiação. Os méritos do diretor e ator se estendem ainda à edição e trilha sonora, onde expressa seu talento de violonista premiado.

A crítica Jessica Hardin, do Pasadena International Filme Festival, se desdobrou em elogios à atuação de Tiaraju. "O desenvolvimento da sua personagem foi rica a tal ponto que continuei pensando sobre a sua concepção dias depois de ter assistido à obra", ressaltou a especialista. O diretor do Bliff faz planos para concretizar o lançamento do filme no mercado norte-americano.

Do Correio Braziliense

Quinteto Violado abre CIENTEC Cultural com concerto na EMUFRN

DN Online

O grupo musical Quinteto Violado abre nesta terça-feira a programação cultural da XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC). O show do grupo pernambucano está agendado às 20h, no palco montado na Praça Cívica do Campus.

Amanhã, dia 24, o Quinteto Violado apresenta concerto didático no auditório Onofre Lopes, da Escola de Música da UFRN (EMUFRN), das 8h às 12h. Na ocasião o grupo falará sobre o seu repertório, instrumentos e conversa sobre detalhes de sua longa carreira.

A programação de hoje à noite, na Praça Cívica e a de amanhã, na EMUFRN, são gratuitos.

Vem aí: Segunda Parada da Diversidade de Lajes - RN


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Uruguai descriminaliza o aborto

Da BBC Brasil

Brasília - Por 17 votos a favor e 14 contra, o Senado uruguaio aprovou na tarde desta quarta-feira (17) projeto de lei que descriminaliza o aborto no país. Com a decisão, o Uruguai se transforma no segundo país da América do Sul (depois da Guiana) a permitir o aborto por qualquer mulher que deseje fazê-lo, até a décima segunda semana de gestação.

Antes de entrar em vigor, a lei ainda precisa passar por sanção do presidente José Mujica, mas o mandatário já avisou, em reiteradas declarações, que não vetará a decisão tomada pelo Parlamento.

De acordo com estimativas de organizações sociais como o coletivo Mujeres y Salud en Uruguay, no país são realizados cerca de 30 mil abortos por ano. Segundo o Ministério da Saúde do Uruguai, no ano passado, 46.706 crianças nasceram no país.

O projeto não legaliza o aborto, mas sim impede que a interrupção da gravidez por parte de cidadãs uruguaias seja tratada como crime.

A decisão final pode ser tomada pela gestante depois de haver sido observado um processo obrigatório de consulta a três profissionais vinculados ao sistema de saúde local e desde que o aborto seja praticado por centros de saúde registrados.

“Este é um primeiro passo de avanço. Entre 1934 e 1938, o aborto foi legal no Uruguai. E, desde a reabertura democrática (1985), todas as legislaturas apresentaram projetos a respeito. Sentimos que se trata de uma questão de direito, estamos convencidos de que se deve continuar com a luta pela autonomia da mulher”, disse à BBC Brasil a senadora Monica Xavier, presidente da Frente Ampla.

O primeiro passo estabelecido pela lei é a ida obrigatória da gestante a um médico, a quem deverá manifestar seu desejo de abortar. A partir daí, o profissional deve enviar a paciente a um comitê constituído por um ginecologista, um psicólogo e um assistente social para que receba informações sobre a interrupção da gravidez e para lhes manifestar as razoes pelas quais deseja abortar.

Após cinco dias de “reflexão”, a paciente deve expressar sua decisão final, e então o aborto deve ser realizado de forma imediata e sem obstáculos, em hospitais públicos e privados.
A lei não permite que mulheres estrangeiras se beneficiem desse novo direito.


A nova legislação também determina que a gravidez poderá ser interrompida, até sua décima quarta semana, quando a gestação incorrer em risco de vida para a saúde da mulher, quando houver malformações fetais incompatíveis com a vida extrauterina e quando a gravidez for resultado de estupro.

O projeto aprovado é resultado de um extenso vaivém do texto na Câmara e no Senado uruguaios. Em 2008, o então presidente Tabaré Vázquez vetou os artigos da lei de saúde sexual e reprodutiva que estabeleciam a descriminalização do aborto.

Aos 96 anos, indiano é o pai mais velho do mundo



O indiano Ramjit Raghav já detinha o título de pai mais velho do mundo: em 2010, então com 94 anos, ele concebeu o primeiro filho, Karamjit. Contudo, o idoso não se deu por satisfeito e agora, aos 96 anos, acaba de assistir ao nascimento do segundo filho, Ranjit. O detalhe é que a mãe das crianças, chamada de Shankuntala, tem 54 anos, idade também considerada avançada para a maternidade.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, os médicos responsáveis pelo parto do filho mais novo ficaram muito surpresos e chegaram a rir quando Ramjit se apresentou como progenitor. O pai com idade para ser bisavô, contudo, demonstra orgulho da paternidade e dos dois filhos, que são perfeitamente saudáveis.

Ramjit afirma que o sexo é muito importante para o casal: “nós fazemos três ou quatro vezes por noite. Meus vizinhos estão com ciúmes e me perguntam qual o meu segredo, mas tudo o que eu lhes digo é que é a vontade de Deus. Eu sou saudável e gosto de sexo com minha esposa”, disse ao Daily Mail. O indiano atribui a boa forma física a uma dieta diária à base de amêndoas, manteiga e leite.

Antes de se casar com Shankuntala, Raghav havia ficado viúvo. Os dois estão juntos há 22 anos e a companheira se diz feliz com a união: "Ele pode fazer amor como qualquer homem de 25 anos de idade. Não parece velho para mim, ele é um pai maravilhoso e eu o amo ”, disse.
Estado de Minas 

terça-feira, 16 de outubro de 2012

UFRN abre processo seletivo para 79 vagas de professor

Da redação do DN Online com UFRN

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para professor substituto do Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para as disciplinas Criação Publicitária, Fotografia Publicitária e Gestão em Comunicação.

O candidato deve ter graduação em Comunicação Social e Mestrado em qualquer área. As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de outubro, quinta-feira, na Secretaria do DECOM, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

No ato da inscrição, o candidato deve apresentar documento de identidade, recibo de pagamento da taxa de inscrição, documentos comprobatórios que atende aos requisitos exigidos em edital, currículo vitae comprovado, em única via e requerimento padronizado de inscrição, disponível no endereço eletrônico: http://www.progesp.ufrn.br/concurso.php?id=87693790.

O concurso constará de dois tipos de provas, realizadas na seguinte ordem: didática e de títulos.

Concurso

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre 79 vagas para professores efetivos de várias áreas. As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o dia 25 de outubro. O concurso tem quatro tipos de avaliação eliminatória: prova escrita, prova didática, defesa de memorial e projeto de atuação profissional e prova de títulos. O período previsto para realização das provas é de 26 de novembro a 21 de dezembro. O formulário de inscrição e mais informações podem ser acessados pelo site: www.sigrh.ufrn.br.

Fonte: http://www.dnonline.com.br/app/noticia/concursos/2012/10/16/interna_concursos,108907/ufrn-abre-processo-seletivo-para-79-vagas-de-professor.shtml

José Acaci: A importância real do Professor




Se você é um bom advogado,
se é juiz, ou se é um engenheiro,
se hoje você tem muito dinheiro,
deve ter estudado pra danado.
Parabéns por você ter alcançado,
pois merece essa honra com louvor,
não esqueça que antes de ser doutor,
você foi um aluno no passado.
Eu só quero que fique registrado
a importância real do professor.

Professor que acorda sempre cedo,
pra chegar sempre no horário certo,
sua vida é como um livro aberto,
sua história tem sempre um grande enredo.
Se adoece ele chega a sentir medo
de não poder mostrar o seu valor,
pede a Deus para livrá-lo da dor,
pra na sala outra vez ser abraçado.
Eu só quero que fique registrado
a importância real do professor.

No trabalho incessante mete o peito,
Descobrindo maneiras de ensinar,
Está sempre disposto a explicar,
E explica sempre de um novo jeito,
Pra falar dele, eu sei que sou suspeito,
Mas eu quero gozar este sabor,
De cantar para o mundo seu valor,
E dizer que de amor ele é cercado,
Eu só quero que fique registrado
A importância real do professor.

Se na sua labuta ele se cansa,
Pede a Deus que lhe dê mais energia,
Mais saúde e mais sabedoria,
E nessa caminhada ele avança.
Sua própria história se entrança,
Com a história do bravo lutador,
Enalteço seu nome e seu valor,
E lhe digo: “És um bem aventurado”.
Eu só quero que fique registrado
a importância real do professor.

*Além de cordelista, José Acaci é professor de matemática

Fonte: http://sintserp.blogspot.com.br/2012/10/jose-acaci-importancia-real-do-professor.html

DIREITO PENAL - Abandono Intelectual


Art. 246. Deixar, sem justa causa, de prover à instrução primária de filho em idade escolar:
Pena – detenção, de 15 (quinze) dias a 1 (um) mês, ou multa.

No crime de abandono material existem quatro figuras típicas mas, na verdade, trabalha-se somente com duas (a primeira e a segunda), pois a terceira está embutida na primeira e a quarta está embutida na segunda. A primeira figura típica é "deixar, sem justa causa, de prover à subsistência do cônjuge, ou de filho menor de 18 (dezoito) anos ou inapto para o trabalho, ou de ascendente inválido ou valetudinário, não lhes proporcionando os recursos necessários".
Deixar de prover a subsistência, em Direito Penal, tem uma conotação restrita: significa deixar de prestar os recursos necessários para que a pessoa sobreviva. Os alimentos da lei civil têm uma conotação mais ampla: são os recursos necessários para a alimentação, o vestuário, a habitação, a saúde, a educação e a recreação. O crime de abandono material se refere aos recursos para a subsistência (sobrevivência): alimentação, vestuário, habitação e saúde (não engloba a educação e a recreação).
No entanto, se um pai não manda o filho em idade escolar à escola, existe o crime de abandono intelectual.
caput do art. 227 da CRFB/88 determina que:
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
O Estado, de acordo com o art. 208 da CRFB/88, tem o dever de garantir o ensino fundamental (primeiro grau) obrigatório e gratuito. O dever do Estado é construir e prover vagas nas escolas.
O crime de abandono material, portanto, configura-se quando os pais, sem justa causa, deixam de prover à instrução fundamental (primeiro grau) aos filhos em idade escolar. Havendo escolas, a obrigação dos pais é mandar os filhos à escola.
Se o Estado não criar escolas (ou se não houver vaga), pode-se recorrer ao Ministério Público. Segundo o art. 129 da CRFB/88, uma das funções do MP é a defesa dos interesses coletivos e dos interesses individuais homogêneos. A escola é um interesse, pelo menos, individual homogêneo. O MP poderá entrar com uma ação civil pública ou com um mandado de segurança contra o ente federativo (pois tal dever é concorrente) exigindo este direito.
O mesmo ocorre com relação à saúde. Segundo a CRFB/88, a saúde é dever do Estado. Se um indivíduo hipossuficiente tem uma doença crônica que necessita de medicação contínua (por exemplo, AIDS ou insuficiência renal), ele terá direito a tais medicamentos e, na falta do cumprimento do dever do Estado, ele poderá, através da Defensoria Pública, requerer que este direito seja satisfeito. A Defensoria Pública poderá entrar com um mandado de segurança contra o ente federativo (pois tal dever é concorrente).

CRIME DE ABANDONO INTELECTUAL
  • BEM JURÍDICO PROTEGIDO: o direito dos filhos de terem acesso a uma formação intelectual mínima (ensino fundamental, ou seja, primeiro grau).
  • SUJEITO ATIVO: somente os pais. O menor, até os dezoito anos, está sob o pátrio poder, que é exercido pelos pais, em condições de igualdade (CRFB/88). Se o menor não tem pais, ou caso estes tenham perdido o pátrio poder, que deverá zelar pela sua educação é o tutor. O tutor, então, teria o dever de mandar o menor à escola. No entanto, o legislador penal não considerou o tutor como sujeito ativo deste crime (só há previsão legal quanto aos pais). Não há como encaixar o tutor como sujeito ativo deste crime, devido ao princípio da legalidade (art. 1º do CP), segundo o qual não é possível a interpretação extensiva ou analógica em se tratando de norma penal incriminadora. O ascendente deve prover a instrução fundamental, ainda que o filho não esteja em sua companhia; se os pais são separados, e o filho mora com a mãe, e esta não o manda à escola, ela estará praticando o crime de abandono material, mas se o pai, que sabe da situação e nada faz, também estará praticando este crime, porque ele continua no exercício do pátrio poder. O pai, neste caso, pode atravessar uma petição ao juiz da vara de família dizendo que seu filho está em idade escolar e não está indo à escola e pedindo que a mãe dele, que tem a guarda, o mande à escola ou dê a sua guarda para ele. Se o pai se omite, ele responderá também pelo crime.
  • SUJEITO PASSIVO: filhos em idade escolar. A idade escolar é dos 7 aos 14 anos.

Para se chegar à conclusão de que o ensino fundamental compreende a educação de primeiro grau, e que a idade escolar vai dos 7 aos 14 anos, deve-se recorrer àLei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96). O seu art. 6º determina que os pais têm que prover a matrícula obrigatória dos filhos menores a partir dos 7 anos, no ensino fundamental obrigatório, que tem a duração mínima de oito anos. Portanto, a criança, iniciando os estudos aos 7 anos, e estudando durante oito anos, terminará o ensino fundamental aos 14 anos. O ensino fundamental, portanto, abrange o primário e o ginásio (primeiro grau).

ANÁLISE DA CONDUTA DO CRIME DE ABANDONO INTELECTUAL
  • O tipo penal fala em "deixar de prover". Este crime é praticado por omissão, e só pode ser praticado pelos pais: é um crime omissivo próprio. O sujeito ativo se omite, deixando de praticar a conduta que ele tem que praticar. Este crime se realiza por um comportamento negativo: o sujeito ativo deixa de fazer aquilo que ele tem obrigação de fazer.
  • Este crime se consuma no instante em que começa o ano letivo, e o filho não foi matriculado.
  • Este crime não admite tentativa (o crime omissivo próprio não admite tentativa).
  • O tipo penal fala em "sem justa causa". Trata-se de elemento normativo do tipo (exige um juízo de valor). Sendo a causa justa, o crime não existirá pois faltará uma das suas elementares ("sem justa causa"). Se o pai não matricula o filho porque não existe escola no local, a causa é justa. Se o pai não matricula porque não há vaga, a causa é justa. Nestes casos, quem falhou foi o Estado, e não o pai. O pai não pode deixar de matricular o filho porque a escola é longe e ele não tem condições financeiras de enviá-lo, pois atualmente ele pode contar com passagens gratuitas e com outros benefícios ("Bolsa Escola", por exemplo).
Fonte: http://www.licoesdedireito.kit.net/penal/penal-abintelectual.html

Filme O Palhaço é o grande vencedor do GP do Cinema Brasileiro


O filme dirigido e interpretado por Selton Mello, também um dos roteiristas, ganhou em 12 das 13 categorias a que foi indicado para receber o Troféu Grande Otelo.



Escolhido para representar o Brasil na disputa pela indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2013, O Palhaço foi vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, o equivalente nacional à premiação norte-americana. O filme dirigido e interpretado por Selton Mello, também um dos roteiristas, ganhou em 12 das 13 categorias a que foi indicado para receber o Troféu Grande Otelo. Em segundo lugar no número de indicações (11), O Homem do Futuro, de Cláudio Torres, faturou duas – as de melhor efeito visual e melhor som.

Além de melhor longa-metragem de ficção, O Palhaço foi o preferido na votação dos membros da Academia Brasileira de Cinema para as categorias de diretor, ator (Selton Mello), ator coadjuvante (Paulo José), roteiro original (Selton Mello e Marcelo Vindicatto), direção de fotografia (Adrian Teijido), direção de arte (Cláudio Amaral Peixoto), montagem de ficção, trilha sonora original, figurino e maquiagem. Venceu também no voto popular, que pôde ser dado pelo público pela internet até o início da premiação, na noite de ontem (15), em cerimônia de gala no Theatro Municipal, na Cinelândia, centro do Rio.

Para Selton Mello, o sucesso da produção vem da grande identificação do público com a história dos palhaços e da vida no circo. “O filme fala dos rumos que as pessoas podem seguir na vida. Por meio de um palhaço, eu pude falar de coisas universais”, disse o ator e diretor.

Deborah Secco conquistou o prêmio de melhor atriz por sua atuação em Bruna Surfistinha, filme de Marcus Baldini que também deu a Drica Moraes o Troféu Grande Otelo de melhor atriz coadjuvante. Lixo Extraordinário, de João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker, foi escolhido pela academia como melhor longa-metragem documentário, categoria em que o público também pôde se manifestar. O preferido pelo voto popular, no entanto, foi Quebrando o Tabu, de Fernando Grostein Andrade.

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro também premia o melhor longa-metragem estrangeiro, tanto com os votos dos membros da academia como pela votação popular. Na primeira, o vencedor foi Meia-Noite em Paris, de Woody Allen. Já o público preferiu o longa de animação Rio, produção norte-americana dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha.

O grande homenageado da festa este ano foi o cineasta Carlos Diegues, que aos 70 anos de vida está completando 50 de uma carreira iniciada em 1962 com o filme Cinco Vezes Favela. O anúncio dos prêmios foi entremeado com a exibição de cenas dos mais importantes longas-metragens do diretor, textos de autoria dele sobre os filmes e o cinema e atores caracterizados como Xica da Silva, Tieta do Agreste e o Lorde Cigano de Bye Bye Brasil (1979).

Quase no final da noite, Cacá Diegues foi chamado ao palco para receber o prêmio das mãos de José Wilker, Betty Faria e Zaira Zambelli, atores que encabeçaram o elenco de Bye Bye Brasil. Emocionado, o cineasta disse que recebia o prêmio como “um estímulo para continuar fazendo filmes”.

Em entrevista antes da cerimônia, Diegues disse que espera iniciar em 2013 as filmagens de O Grande Circo Místico, baseado no poema de Jorge de Lima que foi musicado por Chico Buarque e Edu Lobo. “Não será um musical, mas um filme cheio de músicas”, adiantou. Para ele, o cinema brasileiro vive hoje uma fase muito positiva, com a produção de mais de 100 filmes por ano. “Nunca vi uma fase tão rica, tão plural, com sucesso de público e de crítica, mas precisamos preservar essa multiplicidade, que faz a grandeza do cinema brasileiro.

Homem é condenado a um ano e dois meses de prisão por poluição sonora

Do MP/RN

O Juiz de Direito, Pedro Rodrigues Caldas Netos, julgou procedente o pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN) em ação ajuizada pelo 3° Promotor de Justiça, Jorge Cruz de Carvalho, em Ação Penal Pública, em que denunciava o ato de obstrução por parte de um cidadão quanto a ação fiscalizadora do poder público e pelo uso abusivo de equipamento sonoro.

Diante de telefonemas da população se queixando do alto volume em que se encontrava o aparelho do som, a polícia se encaminhou ao local, mas foi impedida de realizar a fiscalização ambiental, pois o proprietário do equipamento, abaixava o volume sempre que percebia a presença do poder público.

Foram colhidos depoimentos através de audiências, onde ficou comprovado o crime de resistência, mediante violência aos funcionários da lei. O réu foi condenado em um ano de detenção pelo crime de obstenção da fiscalização ambiental e de dois meses de detenção para o crime de resistência.

O regime inicial para cumprimento da pena privativa de liberdade será o aberto, sendo convertido em duas penas alternativas, sendo a primeira, durante sete meses, de prestação de serviço à comunidade e a segunda de igual período, mas em finais de semana. O réu ainda terá que pagar uma multa referente a dez dias, calculado o dia multa em 1/30 (um trinta avos) do salário mínimo.

domingo, 14 de outubro de 2012

Kia transforma sedã Optima em batmóvel

Divulgação
A Kia apresentou nesta semana um batmóvel. A montadora sul-coreana customizou o sedã Optima inspirada no herói dos quadrinhos.
 O carro foi criado para participar da campanha "We Can Be Heroes", destinada a captar recursos para o combate a fome na África.

O Optima do Batman será exibido hoje (12) no Time Warner Center, em Nova York (EUA). O projeto é uma parceria entre a fabricante, a DC Comics e a Rides Magazine.
-Divulgação


Segundo a Kia, a customização levou 40 horas. O carro teve a suspensão rebaixada e recebeu pintura fosca, leds amarelos e o símbolo do "homem-morcego" na grade frontal e nos bancos de couro.

O modelo é o primeiro de uma sequência de carros inspirados em super-heróis da "Liga da Justiça" que a Kia produzirá neste ano.
-Divulgação





Fonte: FOLHA.COM

Olho gigante é encontrado na praia de Pompano Beach


DA REDAÇÃO, COM SUN-SENTINEL - 

 olho
Gion Covacci fazia a sua caminhada habitual na beira da praia de Pompano Beach quando reparou num estranho objeto redondo na areia. Chegou mais perto e percebeu que estava olhando para o maior olho que jamais viu na vida.

O globo ocular azul, do tamanho aproximado de uma bola de softball, se destacava do usual que ele sempre encontra na praia, como conchas, algas e pontas de cigarro. Pegou o olho, colocou-o num saco plástico e guardou-o na geladeira.

“Estava muito, muito fresco”, disse Gion na quinta-feira, dia que fez a descoberta. “Ainda tinha sangue quando o coloquei no saco.”

Gion relatou a descoberta a um policial, que lhe forneceu o telefone do Florida Fish and Wildlife Conservation Comminssion (Comissão para a Preservação da Vida Marinha da Flórida). Ninguém soube identificar de imediato a qual espécie de animal ou peixe o olho gigante pertencia.

Funcionários do Wildlife colocaram o olho no gelo, e vão preservá-lo em formalin, uma solução composta de formol e água, antes de mandá-lo para análise no Florida Fish and Wildlife Institute, em St. Petersburg, disse Carli Segelson, porta-voz do Wildlife Commission.

Qual será então a criatura que agora nada com um tapa-olho?

Ninguém sabe, embora as águas da costa da Flórida estejam cheias de espécies grandes o sufuciente para serem consideradas, aí incluídos peixes-espadas, tubarões e baleias. Lulas gigantes também são conhecidas por desenvolverem olhos enormes para melhor enxergarem nas águas profundas que habitam.

Charles Messing, professor do Centro Oceanográfico da Nova Southeastern University, disse que não pode excluir a possiblidade de ser uma lula gigante, mas um exame de várias fotografias de outras criaturas marinhas o levou a concluir que o melhor candidato para o olho é um peixe-espada.

Peixes-espada são muito comuns no Sul da Flórida, e bastante procurados por pescadores profissionais e amadores.

Segelson disse que a identificação da espécie pode levar tempo, mas os pesquisadores já começaram a busca.

“Neste momento, um peixe bem grande é a nossa melhor aposta”, disse.

Fonte:http://www.acheiusa.com/acheiusa2011/asp/noticias/mais_noticias.asp?cd_n=8835

sábado, 13 de outubro de 2012


Brasil é o 3º país do mundo que mais faz cirurgias de redução do estômago


Ministério da Saúde anuncia novas regras para a realização desse tipo de cirurgia, como cinco novos exames antes da intervenção cirúrgica.


O Ministério da Saúde anunciou novas regras para a cirurgia de redução do estômago pelo SUS, além de incluir mais exames, a técnica mudou também e a idade mínima para cirurgia foi reduzida. A idade mínima para as cirurgias de obesidade, as bariátricas, na rede pública vai cair dos atuais 18 para 16 anos.
Você está acima do peso? É o caso de quase a metade da população do país, e 15% dos brasileiros são considerados obesos.
O Ministério da Saúde fez um ranking das capitais com maior índice de obesidade. Em primeiro lugar está Macapá, no Amapá, com 21,4% da população. Depois vem Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com 19,6 %. Em terceiro Natal, no Rio Grande no Norte, com 18,5% dos habitantes e em quarto, Fortaleza, no Ceará, com 18,4% dos moradores obesos.
Gabi é um exemplo. Ela se prepara para fazer a cirurgia bariátrica, conhecida como redução do estômago. “Eu tenho que perder uns 44 quilos para, fisicamente era outra pessoa. Estou sendo preparada para ter qualidade de vida, para mudar meus hábitos”, conta Gabrielle Vieira, estudante.
O Brasil é o terceiro país do mundo que mais faz cirurgias de redução do estômago. Só nos hospitais públicos foram feitas no ano passado cinco mil cirurgias. Pessoas com a chamada obesidade mórbida têm de 6 a 12 vezes mais chance de morrer do que alguém com peso normal. É que aumentam os riscos de doenças do coração, de circulação, fora a diabetes, problemas do sono, alterações hormonais e sexuais.
Alimentação errada e falta de exercício também têm levado adolescentes a extrapolar o peso.
Tanto que a partir de janeiro, de acordo com o ministro da Saúde, as cirurgias no SUS serão autorizadas a partir dos 16 anos.

“Na década de 70, tínhamos cerca de 3% da população adolescente, acima do peso. Hoje chega a ser quase 22% da população acima do peso”, diz Alexandre Padilha, ministro da Saúde.
E o médico alerta: profissionais têm que ser criteriosos na indicação cirúrgica. Hoje, segundo ele, 50% dos pacientes que chegam ao consultório precisam é mudar os hábitos de vida.
“As pessoas precisam entender isso, que aquelas pessoas que comem mais a noite, no final da tarde, são pessoas com mais propensão a desenvolver obesidade. Os grandes comedores de doce são as pessoas que vão desenvolver obesidade e os comedores de carboidratos, massas, vão ser obesos no futuro. Precisamos ter essa orientação”, explica afirma Ronaldo Cuenca, professor da UNB.
E cinco novos exames passarão a ser obrigatórios antes da cirurgia. A cirurgia é uma solução para muita gente, mas o importante é mudar e saber o porquê as pessoas tem esses hábitos. Comer de forma mais leve à medida que o dia vai terminando e também tem que ver a ansiedade, o ritmo e que tipo de vida se tem.
Fonte:http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/10/brasil-e-o-3-pais-do-mundo-que-mais-faz-cirurgias-de-reducao-do-estomago.html

Traficantes são presos com crack e cocaína na Festa do Boi


Júlio Rocha, DN Online

Policiais do 3º Batalhão da PM prenderam por volta das 19h30 desta sexta-feira três traficantes nas imediações da festa do Boi. Foram presos: Mário Sérgio da Silva, 30 anos, estava foragido da Justiça; Deivison Magno Araújo da Silva, 24, e Wella Santos da Silva, 30 anos.

Segundo informações do tenente PM Neto, os dois homens e a mulher estavam nas imediações dos bares e durante abordagem policial foram encontrados 29 pedras de crack, média e pequena, quatro papelotes de cocaína além de R$ 153 trocado.

O trio foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.
Fonte: http://www.dnonline.com.br/app/noticia/cotidiano/2012/10/13/interna_cotidiano,108671/traficantes-sao-presos-com-crack-e-cocaina-na-festa-do-boi.shtml

RN recebe premiação nacional como "Melhor Destino"


Vlademir Alexandre/Nominuto.com

RN recebeu o prêmio "melhor destino Estado"  no Top de Qualidade de 2012.


Pela quarta vez, o Rio Grande do Norte recebeu o prêmio "melhor destino Estado" no Top de Qualidade de 2012 pela Associação dos Agentes de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp).

A escolha ficou a cargo dos 1.490 agentes de viagens de todo o país que participaram da 35ª Feira de Turismo do Estado de São Paulo (Aviestur), realizada em abril, em Campos do Jordão (SP).

A premiação será entregue em uma solenidade no dia 11 de novembro, em São Paulo, com a presença de toda mídia especializada de turismo nacional e de representantes da Secretaria Estadual de Turismo e da Empresa Potiguar de Promoção Turística.

Fonte: http://www.nominuto.com/vida/turismo/rn-recebe-premiacao-nacional-como-melhor-destino/90120/

Blog da Elis RN voltando às atividades!!!


O Blog da Elis RN estará voltando a ser atualizado com diversas informações para manter você leitor sempre focado no que acontece no Rio Grande do Norte e no mundo.
Tivemos uma breve parada devido ao fato de ter-me candidatado a vereadora na cidade de Lajes. Infelizmente, não foi dessa vez. O povo não está preparado para votar em propostas. Ainda existe muito a ser feito na conscientização eleitoral do povo brasileiro. Fiz uma campanha limpa de propostas da qual não me envergonho. Envergonharia-me se tivesse agido de forma inaceitável "comprando o voto do povo". 
As dificuldades sociais em Lajes são grandes e ninguém quer saber de soluções e projetos a longo prazo e sim do "agora", do imediato, da luz que vai ser cortada, do gás de cozinha que está faltando, isso para aqueles que têm fogão, muitos não têm. Existem problemas sérios devido à seca na zona rural do município e a água é escassa e muitos têm que pagar por ela ou ficam devendo gerando a agiotagem da água. Mas, vamos à frente, não irei enumerar neste blog tudo que vi caminhando pelas casas, bairros, zona rural de Lajes.
Felicito a todos os eleitos e solicito que olhem as necessidades do povo com respeito e contribuam para o avanço de nossa querida Lajes. 
Quanto aos meus poucos e honrados votos meu muito obrigada à minha família e alguns amigos e asseguro o meu carinho e vou continuar sendo a mesma pessoa que sou: honesta, verdadeira, Elisângela. Contem SEMPRE comigo!
Um abraço cordial a todos!!!