sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Os animais, amigos dos homens.

É difícil imaginar o mundo sem eles, tão pequenos, às vezes tão grandes, tão dóceis e às vezes tão indomáveis, mas definitivamente muito amados. É assim que você poderia dizer de seu animalzinho de estimação? Para muitos os animais de estimação significam muito mais do que apenas um animal doméstico, há aquelas pessoas que necessitam mesmo desses animais, veja um exemplo o cão guia.
O primeiro relacionamento especial entre um cão e uma pessoa cega é perdido nas névoas do tempo, mas talvez, o exemplo mais novo é descrito em um anúncio de mural no primeiro-século, nas ruínas enterradas de Roman Herculaneum. Também desde a Idade Média, uma chapa de madeira sobrevive mostrando um cão que conduz um homem cego com uma coleira, mas a primeira tentativa sistemática de treinar cães para ajudar a povos cegos veio ao redor de 1780 no hospital para cegos “Les Quinze-Vingts”, em Paris.
A história moderna do cão-guia, entretanto, começa durante a primeira guerra mundial, quando milhares de soldados estavam retornando cegos, devido a gases venenosos. Um doutor alemão, Dr. Gerhard Stalling, teve a idéia de treinar cães em massa para ajudar àqueles afetados.
Em agosto de 1916, foi aberta a primeira escola de cães-guia do mundo para cegos em Oldenburg e de lá para cá muitas tentativas, frustrações e conquistas se fizeram nesta área. Milhares de pessoas tiveram suas vidas transformadas pelos cães-guia e pelas organizações que os fornecem.
Por isso, se você tem um animalzinho de estimação não pense que ele não pode ser um expert em algumas coisas, o seu cão pode apenas buscar bolinhas, ou apenas sentar, rolar quando você manda, mas lembrem-se, cães bem amados são eternos amigos de seus donos. Cuide e proteja os animais.

Chinzenn 

Nenhum comentário:

Postar um comentário