quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Movimento em Natal protesta contra retirada de 420 imóveis para obras

De Erta Souza para o Diário de Natal
"Copa 2014: Somente com respeito aos nossos direitos". Esse era o texto da faixa usada por um pequeno grupo de moradores no protesto realizado no final da tarde de ontem no cruzamento das avenidas Prudente de Morais com Capitão-Mor Gouveia, em Lagoa Nova. O objetivo da mobilização é mostrar a rejeição dos moradores da região por algumas obras de mobilidade urbana previstas pela Prefeitura de Natal e que integram o projeto da Copa 2014 na capital potiguar.

A principal reivindicação do grupo se deve à construção do corredor exclusivo para ônibus que começa na avenida Felizardo Moura, bairro Nordeste, passa pela BR-226 (KM 6), até o final da avenida Capitão-mor Gouveia no cruzamento com a Prudente de Morais. Para implantar o corredor de ônibus dessa forma, segundo os moradores que estavam no protesto, a prefeitura terá que desapropriar mais de 420 imóveis entre residências e prédios comerciais.

E é contra a retirada dos moradores de suas residências onde construíram uma vida que o grupo reivindica. O coordenadoradjunto da Associação Potiguar dos Atingidos pela Copa, Marcos Reinaldo da Silva, comenta que a sugestão do grupo são projetos alternativos discutidos com a população. "Outras avenidas como a Jerônimo Câmara e Amintas Barros podem desafogar o trânsito, mas elas não serão contempladas no projeto da prefeitura", diz.

Na opinião do grupo, essas avenidas podem ser transformadas em vias de mão única possibilitando o escoamento do trânsito da zona Norte para Sul, hoje restrito basicamente a Bernardo Vieira e Capitão Mor-Gouveia. Segundo Marcos, da forma como está a obra de mobilidade que será feita pela prefeitura não vai resolver o trânsito da cidade. "O trânsito melhoraria se houvesse alguma intervenção na Prudente de Morais e Salgado Filho, principais gargalos da cidade", assegura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário