quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Célula-tronco cura paciente com HIV

Caso não é vitória definitiva sobre a doença; homem passou por transplante de medula óssea


Pesquisadores da Universidade de Medicina de Berlim acreditam ter encontrado evidências do desaparecimento do vírus HIV do organismo do americano Timothy Ray Brown depois de um tratamento com células-tronco da medula (capazes de se diferenciar em todo tipo de tecido). 

Apesar da boa notícia, segundo os pesquisadores, ainda é cedo para anunciar uma cura definitiva para a doença, uma vez que se trata de um caso exclusivo. 

Soropositivo, Brown teve leucemia, em 2007, e, para realizar o transplante de medula, os médicos usaram as células-tronco de um doador incapaz de produzir a proteína CCR5, fundamental para que o vírus HIV penetre nas células imunológicas. 

Procedimento arriscado 

Três anos depois do fim do tratamento, e sem uso do coquetel antiretroviral, os testes de HIV de Brown deram todos negativos. A notícia foi divulgada na revista científica Blood, ligada à Sociedade Americana de Hematologia. 

"É interessante comprovar que medidas extraordinárias podem curar alguém com o HIV. Porém, o procedimento é muito arriscado para se tornar o tratamento-padrão", afirma o médico Michael Saag, da Universidade do Alabama, nos EUA, e conselheiro da HIV Medicine Association, instituição formada por médicos especialistas em Aids. 

Os transplantes de medula óssea, ou de sangue criado a partir de células-tronco adultas, são usados no tratamento contra o câncer. 

O processo envolve a destruição do sistema imunológico do paciente com radiação e medicamentos e a sua substituição a partir das células de um doador compatível. Ou seja, é um procedimento arriscado e com graves efeitos colaterais. As pesquisas, agora, devem se concentrar na proteína CCR5.
 
Vírus HIV: estudo da proteína CCR5 pode indicar caminho para a cura

Nenhum comentário:

Postar um comentário