quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O que significa saúde? Será que você sabe realmente o que é ter saúde?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): «Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não, simplesmente, a ausência de doenças ou enfermidades.» Ou, defini-la em termos de valores, dizendo que estamos saudáveis se a nossa temperatura, a nossa tensão arterial, etc., estiverem normais. Mas será que isso basta?

Não deveria bastar pois a nossa saúde mental, física depende muito mais do que disso. Ao nos depararmos com tantas doenças ao nosso redor pensamos em como nos proteger. É dito na área da saúde e tem-se lutado a favor da prevenção para que não haja o problema de saúde propriamente dito.

O que a medicina atual preconiza em termos de prevenção das doenças é o chamado "check-up personalizado". É um procedimento médico cuja finalidade é detectar doenças antes que elas se manifestem clinicamente, ou seja, enquanto o indivíduo não apresenta nenhum sintoma.
  
Através da prevenção pode-se detectar várias doenças antes que ela realmente venha a se manifestar. O check-up nada mais é do que exames mais detalhados de sintomas que o paciente diz estar sentindo e que o médico quer verificar. Não se trata apenas de exames simples, mas exames mais especificados.

Ao fazer isso o paciente passa a se defender e o médico passa a praticar a medicina num grau maior, trazendo tranqüilidade ao paciente, a si mesmo e economia ao gestor da cidade, pois a prevenção, já ficou provado isso, economiza muito o dinheiro público com tratamentos caros para determinadas doenças que através da prevenção podem ser evitados.

Será que podemos afirmar que em nossa cidade temos um bom e adequado atendimento? Não. Infelizmente não podemos afirmar isso. Na verdade, tem dias que nem podemos afirmar que há médicos, quanto mais prevenção de doenças, ou saúde adequada.

Então, o que fazer para termos saúde? Reclamar. Sim, embora pareça estranho reclamar é uma das melhores solução. Temos a obrigação de declarar ao Ministério Público, órgão encarregado de receber a reclamação de qualquer cidadão que se sente privado de alguma coisa que faz parte de seu direito público.

E existe algo mais público do que a saúde? Acredito que não, porque sem ela nada somos e nada fazemos, nem ao menos trabalhamos ou vivemos. Então reclame. Reclame da falta de bom atendimento, reclame da falta de médicos em postos. Reclame da má qualidade do hospital de sua cidade, de um mal atendimento e reclame tambem do médico que lhe atendeu mal.

Reclamar é a melhor maneira de melhorar as coisas para você cidadão e para os outros cidadãos de sua cidade. Não seja covarde com você mesmo, pois lembre-se, se não reclamar da má qualidade e descaso da saúde em sua cidade, quando você precisar realmente poderá não conseguir mais reclamar, pois pode estar inconciente, então reclame enquanto tem saúde para reclamar.

Chinzenn 

2 comentários:

  1. Concordo com vc chinzenn... Se hoje temos uma sensível melhora no atendimento e na saúde do nosso município (Lajes) é porque alguém reclamou nas ruas, nos blogs. Temos que exigir sempre os nossos direitos.

    ResponderExcluir
  2. Se há injustiças no mundo e há também as soluções para os problemas é porque alguém reclamou, então é justo que reclamemos por aquilo que é direito nosso. Ainda mais quanto a saúde pública, vejam quantos erros tem sido cometidos na área da saúde, as notícias estão aí cheias de erros, de mortes por erros, então não fiquem calados de forma alguma, pois só quem paga somos nós mesmos ok. Bom natal pra todos.

    ResponderExcluir