domingo, 30 de outubro de 2011

MEC decide por aumento de carga horária em vez de mais dias letivos


"Não teremos a ampliação para 220 dias letivos. O ministro Haddad convocou uma reunião, no dia 18 passado, com entidades de professores, estudantes, parlamentares, gestores e universidades. O consenso é que é melhor manter os 200 dias e ampliar a carga horária diária. E democraticamente, o ministro Fernando Haddad acatou a proposta", escreveu a secretária.
Uma pesquisa coordenada por Ricardo Paes de Barros, subsecretário da Secretaria de Asssuntos Estratégicos da presidência, mostrou que dez dias a mais de aula aumentam em 44% o aprendizado dos alunos e em sete pontos a nota dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Essa melhoria pode ser atingida aumentando a exposição do aluno ao conhecimento.

AUMENTO DA CARGA HORÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Como se já não bastassem os absurdos que vemos e ouvimos (o fato do ministério público aqui no nosso estado está mais preocupado com a merenda, do que com a situação da educação do estado e dos municípios em relação ao cumprimento da lei do piso, que é constitucional), além da situação precária da educação em nosso país, ainda temos que engolir essa (sem aspas mesmo que é pra ver se desce mais suave): O MEC decide aumentar a carga horária na educação básica...
Notícia divulgada em um site aponta como base para o aumento da carga horária uma pesquisa realizada por alguém, que acredito deva viver socado em um laboratório ou qualquer outro lugar menos em uma sala de aula, disse que, entre outras palavras, “dez dias a mais de aula aumentam em 44% o aprendizado dos alunos e em sete pontos a nota dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)”. E disse ainda que “essa melhoria pode ser atingida aumentando a exposição do aluno ao conhecimento”.
            Bem que poderia concordar com essa pesquisa se na sala de aula ou nas escolas tivéssemos mais ou melhores:
·         Condições para o aprendizado, pois em geral as salas de aula são quentes, superlotadas o que não contribui para o aumento do conhecimento e sim para uma exposição ao aquecimento, já que o calor é insuportável;
·         Materiais básicos para o aprendizado como lápis para quadro branco (olhe que isso é luxo...) e provas impressas (nem se fala) invés de ter que perder tempo tendo que copiá-las na lousa, pois como básico entendo que isso seja o mínimo para propiciar o aprendizado.
·         Quadro de funcionários completo na escola, como exemplo conheço uma escola que desde sua fundação em 2005 até a presente data não possui o quadro de funcionários completo (faltam professores, auxiliares de serviços gerais, porteiro, bibliotecária, coordenadores pedagógicos, vigias), pois também entendo que isso seja o básico para propiciar o aprendizado dos alunos.  
·         Água de qualidade na escola, pois desconheço alguém que pelo menos uma vez viu algum serviço de manutenção e limpeza dos bebedouros, para termos direito à água limpa temos que fazer cotinha (não preciso nem comentar).  
·         Um plano de cargo e carreira que valorizasse, capacitasse e incentivasse os profissionais da educação, pois no geral parece que os PCCR são elaborados mais para punir do que para garantir uma carreira ascendente e decente para os profissionais. Profissionais capacitados e satisfeitos com a sua carreira contribuiriam mais, muito mais para o aprendizado dos alunos.
Isso é o mínimo que entendo ser necessário para propiciar o aprendizado dos alunos e uma maior exposição ao conhecimento.
 Não adianta aumentar a carga horária na educação, se o essencial não é oferecido aos nossos alunos. Até prova em contrário nenhuma pesquisa vai mudar a minha opinião sobre como aumentar o aprendizado dos alunos, que é fornecendo o mínimo necessário para uma educação de qualidade.
Mais um questionamento, analisando com mais precisão o dito na pesquisa acima mencionada temos o seguinte: Dez dias de aula aumentam em 44% o aprendizado, então que dizer que os outros dias do ano só são responsáveis por 56% do aprendizado, é isso?

                 Judson César Santos Professor da Escola Municipal Professor Luís Maranhão Filho 

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