terça-feira, 8 de novembro de 2011

Bullying e Homofobia são possíveis temas para redações de vestibulares

Da redação de O imparcial
Para quem está se preparando para prestar vestibular é importante dar uma atenção especial à escrita, uma vez que a prova de redação costuma ser um dos itens de maior peso nas avaliações e pode ser um importante diferencial para garantir a tão sonhada vaga na universidade.

A professora de literatura, redação e gramática, Neusa Maria Araújo, além de fazer parte do suporte pedagógico do Ensino Médio do Ético Sistema de Ensino, da Editora Saraiva, indica cinco temas que podem cair este ano e dá algumas dicas para ajudar os estudantes a produzir um texto que seja bem-avaliado.

POSSÍVEIS TEMAS
1 – Resgate da cidadania do brasileiro. Tendo em vista os muitos escândalos políticos, queda de ministros e a “faxina” promovida pela presidenta, a professora acredita que existe a possibilidade de esse tema ser explorado. “Na abordagem desse assunto, que fará com que o aluno pense sobre ética, política e cidadania, é importante mostrar-se crítico e sabedor da complexidade do tema, sem propor soluções mágicas”, explica Neusa.

2 – A capacidade de superação do ser humano. Diante das tragédias naturais e sociais, é possível a exploração de um tema mais subjetivo como esse, que faça o aluno refletir a respeito de onde vem a força para começar tudo de novo.

3 – Bullying e Homofobia. Os acontecimentos violentos que marcaram a sociedade brasileira em 2011 abrem espaço para a exploração de várias vertentes sobre esses dois temas. “Na abordagem deles, é importante que o aluno fale sobre a importância da diversidade e da aceitação do diferente, o que é muito mais do que tolerar, já que isso pressupõe certa superioridade daquele que ‘tolera’. Ainda dentro da violência, é bom pensar sobre o álcool na adolescência e as trágicas consequências do uso abusivo dessa droga socialmente aceita”, afirma a professora do Ético Sistema de Ensino.

4 – As transformações provocadas no ser humano pela evolução das tecnologias de comunicação. Em uma referência ao livro 1984 e ao reality show em que vivemos diariamente, com câmeras por todos os lados, é possível pedir ao vestibulando que aborde esse tema. Neste caso, a indicação é levantar prós e contras.

5 – Talento e maldição. Na linha mais subjetiva, tomando como mote a morte de Amy Winehouse, outra aposta temática é falar sobre a incapacidade do ser humano de lidar com o sucesso e com o dinheiro.

DICAS PARA ESCREVER BEM


Neusa Maria Araújo, professora de literatura, gramática e redação e suporte pedagógico do Ensino Médio do Ético Sistema de Ensino, da Editora Saraiva, aponta que é importante ler com muita atenção os textos da coletânea para se identificar o mote, que, às vezes, está subentendido. “Fugir do tema é um erro mortal”, alerta.

A professora afirma que fazer as conexões corretas para uma exploração ampla do assunto também é de fundamental importância. “Uma abordagem superficial, simplista, prejudica muito a nota do aluno. Por isso, indico que ele se posicione, principalmente em relação a temas mais polêmicos, apenas tomando cuidado com posturas radicais. Ele deve, também, ser cauteloso ao usar argumentos baseados em princípios religiosos”, recomenda Neusa.

Se o gênero exigido for a dissertação, a professora indica que o estudante esteja atento à introdução, que deve conter a ideia-núcleo a ser desenvolvida, e retomar essa ideia na conclusão do texto. No desenvolvimento da redação, ela recomenda que, sempre que possível, sejam usados argumentos e contra-argumentos, o que aumenta o poder de convencimento.

E, para finalizar, as dicas da professora que trabalha como suporte pedagógico do Ético Sistema de Ensino, da Editora Saraiva, são: escrever com adequação vocabular, coerência e coesão; estar atento à regência e concordância (erros que têm peso significativo na correção); fazer textos dissertativos preferencialmente em terceira pessoa e evitar clichês, redundâncias, gírias e expressões coloquiais, a não ser que sejam usados como exemplos, mas sem cair em uma linguagem artificial.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário