terça-feira, 8 de novembro de 2011

Conheça alguns alimentos que auxiliam no controle da diabetes


Da redação do Diário de Natal
Uma equipe de pesquisadores internacionais realizou uma pesquisa junto com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e descobriu que as taxas de diabetes aumentaram ou, no mínimo, permaneceram a mesma em todas as partes do mundo nos últimos 30 anos. No Brasil, o número de diabéticos já alcança a marca de 7,6 milhões atualmente. Estão à frente do Brasil no grupo de maior aumento expressivo de diabetes, o Paquistão (94,3% de aumento), a Indonésia (81,4%), México (75%) e Índia (71,2%).

Segundo a nutricionista, Bruna Murta, o diabetes mellitus é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, devido ao grande número de portadores da doença. A estimativa é de que até 2030 existam 300 milhões de diabéticos no mundo. “É uma doença crônica caracterizada pela alteração na secreção e/ou ação da insulina – hormônio responsável pelo transporte da glicose (açúcar) do sangue para o interior das células. Quando ocorre falha na secreção ou na ação deste hormônio, ocorre hiperglicemia (níveis elevados de açúcar no sangue), que pode levar a diversas complicações à saúde”, diz ela.

Segundo o Ministério da Saúde, o diabetes é a quarta causa de morte no Brasil. Quando não tratada, aumenta o risco de desenvolver doenças como cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal crônica, cegueira, e amputação dos membros inferiores.
 COMO CUIDAR?
O diabético deve cortar de sua dieta o açúcar (substituir por adoçantes), mel, melado, caldo de cana, rapadura; carboidratos de alto índice glicêmico e pobres em fibras, refrigerantes, balas, biscoitos doces, farinha branca, bebidas alcoólicas, café, fumo e consumo excessivo de sal também são prejudiciais.

Para a nutricionista é importante que o diabético pratique atividades físicas de forma regular e orientada, pois melhora a ação da insulina, contribuindo para o controle da glicose. “As refeições devem ser realizadas com intervalos máximos de 3 a 4 horas, totalizando de 5 a 6 refeições ao dia, evitando permanecer em jejum prolongado, realizar uma refeição leve antes de dormir e tomar café da manhã assim que acordar”, explica Bruna.

Conheça os alimentos que auxiliam no combate do diabetes:


* Alimentos fontes de fibras solúveis: em contato com o líquido no interior do estômago, formam uma espécie de “gel” que retarda o esvaziamento gástrico, dificultando o acesso das enzimas digestivas aos alimentos, retardando o aumento da glicemia;

São exemplos de alimentos fontes de fibras solúveis:

* Farinha ou biomassa de banana verde: fonte de amido resistente, um tipo de fibra solúvel;

* Psyllium: removida da casca da semente da Plantago ovata;

* Aveia: fonte de betaglucana;

* Frutooligossacarídeo (FOS): fibra solúvel da família das leguminosas;

Chia e semente de linhaça: fontes de fibras solúveis e insolúveis, que retardam a absorção da glicose, além de serem ricas em ômega 3, de ação antiinflamatória, que tem relação com o tratamento do diabetes;

*Oleaginosas: devido a sua composição rica em gorduras insaturadas, fibras e minerais, pode ajudar na redução da glicemia;

*Canela: a inclusão de canela na dieta de diabéticos melhora o controle da glicose. Isso porque a canela aumenta a sensibilidade do organismo à ação da insulina.

*Aloe Vera: é fonte da fibra solúvel glucomannam, responsável pela ação da Aloe Vera na redução do nível de glicose.

*Vegetais folhosos verde escuros, oleaginosas, cereais integrais e sementes: além de serem fontes de fibras são ricos em magnésio, mineral que melhora a ação da insulina, facilitando o transporte de glicose para dentro das células. 

*Levedo de cerveja, cereais integrais, cogumelos, oleaginosas, gérmen de trigo, brócolis: são fontes de cromo, mineral que potencializa a ação da insulina.

*Cereais integrais, oleaginosas, carnes e ostras: São fontes de zinco, a deficiência dele está relacionada à diminuição da secreção da insulina, levando ao aumento dos níveis de glicose. 

*Flavonóides encontrados nas frutas, chá verde, suco de uva integral: Úteis no tratamento do diabetes e na prevenção e controle das complicações crônicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário