segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Jovem diz que vacina provocou doença no sistema nervoso

Adolescente foi diagnosticada com inflamação do sistema nervoso central

DO G1


Uma jovem francesa de 18 anos acusa a vacina contra HPV Gardasil, produzida pela Sanofi Pasteur, de ter provocado graves efeitos colaterais no sistema nervoso central. Ela apresentou uma queixa contra a empresa, que pode resultar em uma investigação criminal.

A jovem Marie-Océane recebeu a vacina Gardasil aos 15 anos, como outros 2,3 milhões de adolescentes franceses que são, dessa forma, protegidos contra alguns tipos de câncer provocados pelo papilomavírus humano (HPV), entre eles o câncer do colo do útero.

A primeira injeção, segundo seu advogado Jean-Christophe Courbris, foi tomada em 11 de outubro de 2010 e a segunda, em 13 de dezembro.

Em meados de fevereiro de 2011, a jovem começou a ter tonturas e vômitos, sintomas que levaram à sua hospitalização. Depois, sofreu perda temporária da visão, passou a ter dificuldades para andar e desenvolveu uma paralisia facial.

De acordo com o advogado, "o diagnóstico de encefalomielite aguda disseminada (uma inflamação do sistema nervoso central) ou esclerose múltipla foi rapidamente colocado".

Sua condição se estabilizou em agosto de 2012, mas a garota sente-se cansada com frequência, o que dificulta seus estudos, segundo o advogado. Na sexta-feira (22), ela entrou com uma queixa criminal contra a Sanofi por "atentado involuntário à integridade da pessoa humana".

A queixa também visa à Agência Nacional de Medicamentos da França, por acreditar que houve "uma clara violação do dever manifesto de segurança e desconhecimento dos princípios de precaução e prevenção".

A jovem pode se apoiar em uma perícia encomendada pela Comissão Regional para Conciliação e Compensação por Acidentes Médicos de Aquitânia, que encontrou uma "ligação de causalidade" entre a injeção e a reação inflamatõria.

A comissão, no entanto, concluiu que a indenização a Marie-Océane fosse de 50% dos danos provocados pela doença, considerando que uma possível vulnerabilidade genética também tenha contribuído para o problema.

Coincidência

A Sanofi Pasterur confirmou a conclusão da comissão, mas a contesta. Segundo o laboratório, ela se apoia "unicamente na constatação de uma coincidência temporal entre os sintomas da doença e a vacinação", sem provar a relação de causalidade.

Para questionar a vacina, "devemos verificar se a doença é mais comum em um grupo de meninas vacinadas em comparação a um grupo de meninas não vacinadas", disse à AFP Dahlab André, diretor adjunto de Assuntos Médicos da Sanofi Pasteur.


Nenhum comentário:

Postar um comentário