quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Amazonas registra primeiro caso de dengue tipo 4 no Estado

FOLHA ONLINE 



A Secretaria de Saúde do Amazonas confirmou o primeiro caso de dengue tipo 4 no Estado. O vírus desse tipo de dengue havia desaparecido por 28 anos até retornar em agosto do ano passado, em Roraima.
Leia a cobertura completa sobre a dengue no país
Um adolescente de 13 anos que reside em Manaus foi infectado pelo vírus, passou por tratamento médico e não tem mais a doença. Exames feitos pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), confirmaram se tratar do sorotipo 4.
Segundo a secretaria, a transmissão ocorreu em Manaus, onde o garoto mora, já que ele não se deslocou para áreas de circulação desse sorotipo da dengue.
A pasta informou também que unidades de saúde estão alertas para identificar outros pacientes com sintoma da doença e que intensificará o combate ao mosquito transmissor da dengue.
O Ministério da Saúde disse que emitiu alerta imediato às secretarias de Saúde de todos os Estados para reforçar ações de controle da doença.
O tipo 4 não é mais perigoso que os outros três sorotipos, mas a transmissão é preocupante porque a população brasileira não tem imunidade contra esse vírus e parte dela já foi infectada por outros sorotipos. Por isso, há risco de epidemia caso a dengue tipo 4 se espalhe para outros Estados.
Os sintomas dos quatro sorotipos de dengue são os mesmos: dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, dor atrás dos olhos e diarreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário