sábado, 19 de março de 2011

Lua aparecerá maior e mais brilhante neste sábado

Da Redação do pe360graus.com


O fenômeno Super Lua acontece por causa do perigeu, ponto no qual a órbita da lua fica mais próxima da Terra; processo não acontece há 18 anos e deve ter início por volta das 15h

O mundo vai testemunhar, neste sábado (19), um fenômeno raro e belíssimo da natureza: a lua estará maior e mais brilhante do que o normal, por se encontrar em seu perigeu, o ponto mais próximo de sua órbita na Terra. A expectativa é que o processo ocorra por volta das 15h.


A posição de perigeu vai coincidir com a fase de lua cheia, o que vai ampliar o efeito de aproximação. Esse fenômeno é chamado pelos astrônomos de “Super Lua”, ou “Supermoon”, em inglês. O evento não acontece desde março de 1993 e só poderá ser visto novamente em 2029, afirmam os cientistas.

Segundo a Nasa, a lua só se aproxima da Terra 26.323 quilômetros, então parte do fenômeno acontece por causa de um efeito óptico. De acordo com os estudiosos, no auge do processo, a Lua aparecerá 30% mais brilhante e 14% maior que o normal.

APOGEU

No dia 11 de outubro deste ano, poderá ser visto o efeito contrário do perigeu. É o apogeu, ponto mais distante da lua em relação à Terra. O satélite aparecerá 12,3% menor, segundo astrônomos.



ESPAÇO CIÊNCIA

A equipe de Astronomia do Espaço Ciência estará, a partir das 18h, no Pavilhão de Exposições, com telescópios à disposição para quem quiser ver o fenômeno da Super Lua. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário