segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Com celular, advogada registra tornado que arrasou Taquarituba

Tassiane Faé Gomes relata que viveu momentos de desespero.
Tornado deixou 2 mortos e 66 feridos.

Geraldo Jr.Do G1 Itapetininga e Região
Uma moradora de Itaberá, interior de SP, registrou com o celular o tornado que deixou um rastro de morte e destruição em Taquarituba na tarde deste domingo (22). O tornado matou duas pessoas e deixou 66 feridos, além de centenas de desabrigados.
A advogada Tassiane Faé Gomes, de 25 anos, gravou o momento em que o carro onde ela estava entra no meio da tempestade (Veja o vídeo ao lado). Assustados com a força dos ventos e com a visão de galhos de árvore e telhas voando, ela e o namorado decidem voltar pelo caminho de onde vieram.
Ao chegar à entrada de Taquarituba, o casal acabou entrando no meio da tempestade. "Não dava pra enxergar nada, tinha muita coisa voando, o barulho era terrível e o carro estava totalmente sem controle, mesmo em baixa velocidade. Entramos em desespero naquela hora, aí meu namorado deu meia volta e saímos de lá."Tassiane conta que voltava de Carlópolis (PR), a 55 km de Taquarituba, quando percebeu a grande nuvem em formato de funil. "A gente estava seguindo pela estrada quando vimos a nuvem, estava muito baixa e seguia paralela à estrada. Só conseguimos ultrapassar a nuvem depois de um tempo, porque ela era muito grande e se movia com velocidade", relata.
A advogada conta que os dois pararam em um posto de combustíveis até a nuvem se dissipar. Pouco tempo depois, ao voltar para a cidade, o cenário era de destruição. "Parecia cena de guerra. Tinha árvores e postes caídos, placas de sinalização retorcidas, telhas de zinco espalhadas por todo lugar. Vimos ônibus e caminhões tombados e a cobertura de um posto de combustíveis destruída. O mais impressionante é que não foram nem cinco minutos entre o tempo que a gente fugiu da tempestade até voltarmos e já estava tudo destruído." (Veja o vídeo ao lado.)
Não dava pra enxergar nada, tinha muita coisa voando, o barulho era terrível e o carro estava totalmente sem controle. Entramos em desespero naquela hora"
Tassiane Faé Gomes
Segundo Tassiane, ela e o namorado foram as primeiras pessoas a ajudar as pessoas que estavam em um ônibus que tombou. "Socorremos dois irmãos de Riversul que estavam machucados. Tinha muitas crianças dentro do ônibus, elas que contaram que o motorista tinha morrido", diz.
Além de Jamil Francisco da Silva, motorista do ônibus, também morreu o jovem Edson Mateus Pereira. Ele estava em um ginásio de esportes cuja cobertura desabou.
A advogada relata que eles tentaram levar os feridos para o hospital, mas o caminho estava bloqueado. "Não tinha como chegar até o hospital pela rua principal. Ficamos desesperados diante da sensação de impotência. Tinha várias pessoas na rua chorando porque a casa tinha desabado, foi horrível."
Entenda o caso
O vendaval que deixou um rastro de destruição e matou pelo menos duas pessoas em Taquarituba (334 km a sudoeste de SP) foi causado por um tornado, segundo a Somar Meteorologia. “Testemunhas e a Defesa Civil relataram que a nuvem chegou a tocar o solo, o que caracteriza o fenômeno”, afirma a meteorologista Tatiane Martins, da Somar.

Os ventos fortes derrubaram a cobertura de um posto de combustíveis, arrancaram árvores e causaram vários acidentes de trânsito. O terminal rodoviário da cidade ficou totalmente destruído. Até os silos de armazenagem de grãos foram danificados. Parte da cidade ficou sem energia elétrica e, na zona industrial, houve vazamento de combustível.
De acordo com a coordenadora municipal da Saúde, Camile Cristine de Oliveira Vaz, 66 pessoas ficaram feridas. Elas foram encaminhados à Santa Casa do município e, alguns casos, foram transferidas para hospitais de cidades próximas, como Itaporanga, Taguaí, Itaí e Avaré. Uma das transferências foi de uma menina de 8 anos, que precisou ser operada na Santa Casa de Avaré por ter fraturas no úmero. O quadro dela é estavel, de acordo com a coordenadora, que afirma ainda não haver nenhuma vítima em estado grave.
A Prefeitura ainda não divulgou informações sobre o número de famílias desabrigadas. A cidade tem cerca de 24 mil habitantes.
“Os indícios vistos tanto pelo mapa meteorológico quanto pelas fotos e vídeos divulgados na mídia apontam para a ocorrência de tornado na cidade. No entanto, o fenômeno ainda preciso ser avaliado por ser muito raro”, explica Fábio Rocha, meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe).
Tornado (Foto: Editoria de Arte/G1)
Classificação de um tornado
Segundo Fábio, a ocorrência do fenômeno depende de vários fatores. "A formação do tornado depende de uma condição atmosférica intensa e de nuves de tempestade. Existe uma escala que vai de 1 a 5, sendo 5 o extremo, com a velocidade de 400 km/h, que pode até passar disso. Os registros que temos no Brasil são de tornados de categoria 1, ou seja, não tão intensos. Apesar dos registros, é difícil fazer uma previsão de velocidade pelo fenômeno ser muito rápido e difícil de avaliar, explica Fábio.

Dados da meteorologia apontam que São Paulo recebeu uma frente fria vinda do sul do país, que, em contato com a onda de calor que estava sobre o Estado, provocou muita chuva no sul e sudoeste, atingindo a região de Itapeva, Itapetininga e Taquarituba.
A previsão do tempo para o domingo (22) informava sobre a chegada desta frente fria à região, mas o tornado não era esperado. “Aqui no Brasil não temos aparelhagem para prever esse fenômeno. Se nos EUA, onde isso ocorre com frequência, já há uma certa dificuldade para anteceder a ocorrência de tornados, no Brasil, então, é praticamente impossível”, diz a meteorologista da Somar.
Vendaval deste domingo (22) deixou rastro de destruição em Taquarituba (Foto: Marciele Rodrigues/Arquivo pessoal)Vendaval deixou rastro de destruição em Taquarituba (Foto: Marciele Rodrigues/Arquivo pessoal)
Vendaval deste domingo (22) deixou rastro de destruição em Taquarituba (Foto: Aline Oliveira/TEM Você)Motorista do ônibus que tombou morreu no local (Foto: Aline Oliveira/TEM Você)
Vendaval deste domingo (22) deixou rastro de destruição em Taquarituba (Foto: Eros Alonso/Taquary News)Silos de armazenagem de grãos foram danificados (Foto: Eros Alonso/Taquary News)
Vendaval deste domingo (22) deixou rastro de destruição em Taquarituba (Foto: Eros Alonso/Taquary News)Região não tem estação meteorológica, mas características do vento são de tornado (Foto: Eros Alonso/Taquary News)
Vendaval deste domingo (22) deixou rastro de destruição em Taquarituba (Foto: Eros Alonso/Taquary News)Ginásio municipal foi destruído; uma pessoa morreu no edifício (Foto: Eros Alonso/Taquary News)
Vendaval deste domingo (22) deixou rastro de destruição em Taquarituba (Foto: Eros Alonso/Taquary News)Árvores em Taquarituba foram arrancadas pela força dos ventos (Foto: Eros Alonso/Taquary News)
Vendaval deste domingo (22) deixou rastro de destruição em Taquarituba (Foto: Aline Oliveira/TEM Você)Registros no Brasil são de tornados categoria 1, a mais 'fraca' (Foto: Aline Oliveira/TEM Você)
Vendaval deste domingo (22) deixou rastro de destruição em Taquarituba (Foto: Aline Oliveira/TEM Você)Telhados de casas foram levados pelo vento (Foto: Aline Oliveira/TEM Você)
Acesse aqui: Fonte:http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2013/09/com-celular-advogada-registra-tornado-que-arrasou-taquarituba.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário