segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Senado anuncia votação da PEC da Música para esta terça-feira

O presidente do Senado, Renan Calheiros, marcou para esta terça-feira (24) a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 123/2011, conhecida como PEC da Música, de autoria do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) e outros.
A proposta, que isenta de impostos os CDs e DVDs com obras de artistas brasileiros, já foi aprovada em primeiro turno.
Justificando sua decisão, Renan disse que a votação poderá ser feita em clima de maior entendimento, pelo tempo maior para o debate de duas emendas apresentadas à matéria por senadores da bancada do Amazonas, o que dará, segundo ele, garantia de uma aprovação tranquila da matéria.
No primeiro turno de apreciação da proposição, os senadores do Amazonas protestaram contra sua aprovação, por considerarem que a isenção tributária concedida pelo projeto poderá provocar o deslocamento do parque produtivo de Manaus para outras regiões do país, principalmente para o eixo Rio-São Paulo, podendo gerar desemprego na capital do estado.
Durante a sessão, no primeiro turno, estiveram presentes no Plenário, entre outros artistas, os cantores e compositores Fagner, Ivan Lins, Rosimeire e Digão, vocalista e guitarrista dos Raimundos.
A PEC da Música tem o objetivo de reduzir o preço dos produtos ao consumidor e, assim, desestimular a venda de reproduções piratas. A iniciativa livra de impostos CDs e DVDs produzidos no Brasil “contendo obras musicais ou literomusicais de autores brasileiros e/ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros, bem como os suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham”. O benefício, no entanto, não alcança o processo de replicação industrial, que continuará a ser tributado.
Emenda
O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) apresentou emenda em Plenário sugerindo que osbenefícios previstos também fossem estendidos aos espetáculos musicais e teatrais. Se a emenda fosse aprovada, como queriam os senadores do Amazonas, a proposta teria que voltar para a Câmara dos Deputados. A emenda, no entanto, foi inicialmente rejeitada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), no dia 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário