quarta-feira, 29 de maio de 2013

Facebook reformula diretrizes após protestos por comentários de estupro

O Facebook anunciou que vai atualizar suas políticas e diretrizes relacionadas a conteúdo "nocivo e de incitação ao ódio" depois de receber queixas por parte de uma campanha que acusa a rede social de permitir brincadeiras e comentários abusivos sobre estupros e abusos de mulheres.
O vice-presidente de política pública do Facebook, Marne Levine, afirma que a rede social "completará a revisão e atualizará as diretrizes" em relação aos chamados discursos de incitação ao ódio e ressaltou que está buscando ajuda dos especialistas legais no tema, de grupos de mulheres e de outros grupos "que enfrentaram historicamente a discriminação".
"Nos últimos dias ficou claro que nossos sistema falhou em detectar e eliminar o discurso de incitação ao ódio e que não funcionou de forma tão efetiva quanto gostaríamos, particularmente em relação ao ódio baseado no gênero", afirmou o comunicado publicado por Levine na terça-feira.
"Em alguns casos, o conteúdo não está sendo eliminado tão rapidamente quanto gostaríamos. Em outros casos, o conteúdo deveria ser eliminado, mas não foi ou foi avaliado utilizando critérios antigos... Precisamos fazer isso melhor, e conseguiremos".
O Facebook anunciou as mudanças uma semana após o início de uma campanha organizada pela ONG Women, Action & The Media, que acusa a rede social de "ter permitido durante muito tempo conteúdos que apoiam a violência contra as mulheres".
"Afirmam que estas páginas entram na categoria 'humorística' de suas políticas ou diretrizes ou que são mostras de 'liberdade de expressão'", afirmou o grupo em sua campanha
Depois do anúncio do Facebook, a organização interrompeu sua campanha.
"Estamos alcançando um ponto de inflexão internacional em atitudes de estupro e violência contra as mulheres", afirma Jaclyn Friedman, diretor-executivo do grupo.
"Esperamos que este esforço seja considerado um testemunho do poder das ações coletivas", completou.
bur-rl/jk/pl/yow/ma/dm

Nenhum comentário:

Postar um comentário