quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Emprego aos 40 anos?

Surpreendo-me ao ver que nossas vidas acabam aos 40 anos. Por incrível que pareça, embora a aposentadoria da mulher seja aos 60 anos, a mulher, ao atingir a idade de 30 anos já entra numa fase de declínio trabalhista. Aos 35 anos a dificuldade de encontrar emprego torna-se ainda maior. Depois dos 40 anos é adeus, simplesmente ela deixa de existir como profissional, inclusive em concursos públicos, alguns estipulam a idade em 40 anos no máximo.
É surpreendente estas afirmações, mas é a mais pura realidade. O sistema governamental e privado nada tem a oferecer as mulheres com mais idade, embora algumas delas sejam formadas ou tenham o curso técnico limitam-se a oferecerem empregos de empregadas do lar, ou então lavadeiras, passadeiras, cozinheiras, etc., porque essas funções ou não exigem experiências comprovadas em carteiras, ou se adéquam ao que chamam “perfil profissional” que nada mais é do que a idade avançada.
Agora me pergunto: porque então não aposentam a mulher aos 35 anos já que sua vida parece ainda se resumir ao lar onde acham que a mulher não pode ser uma profissional, que não possa exercer mais funções compatíveis com sua capacidade? Ou então porque não oferecem as mulheres salários por seus afazeres domésticos, em casa já que são consideradas donas do lar? Porque o sistema trabalhista resume os empregos às mulheres de uma forma humilhante?
Ainda pergunto: porque devemos nós mulheres quarentonas ser deixadas de lado já que temos capacitação e capacidade para sermos muito mais do que nos oferecem? Acaso a experiência e a maturidade nos deixa mais lerdas ou incapazes de cumprir tarefas? Não deveria ser a idade uma demonstração de respeitabilidade e segurança?
Bom, podemos resumir que as mulheres com mais idade que estão trabalhando são aquelas que já estão estáveis em seus empregos, algumas empresárias, professoras, presidentas, mas vá enfrentar uma fila de emprego e verá o que acontece! Após exaustivas horas de espera da sua vez o que ouvirá da agencia é um educado “você não se encaixa no perfil desejado da empresa”, mas o que querem dizer: “desejamos pessoas mais jovens na função”, mas não deixam de oferecer algo que se encaixe no seu perfil que é trabalhos domésticos.
Mas porque nós mulheres não nos encaixamos nos perfis das empresas e nos encaixamos como passadeiras, lavadeiras, cozinheiras...? Será que ainda o Brasil não acordou que o mundo mudou, que as mulheres são capazes de muito mais do que isso? Veja, colocamos uma mulher com mais de 40 anos na cadeira presidencial, ela regerá um país inteiro, homens, mulheres e crianças, se acreditamos nisso porque então não acreditamos que a mulher com mais de 40 ainda está viva e pode fazer o que quiser?
Nos países estrangeiros as mulheres são respeitadas e vemos mulheres com mais de 60 ainda trabalhando ativamente, comandando setores, sendo senhoras de seus destinos, o Brasil quer ser tanto uma potencia mundial, quer se igualar sempre as grandes potências mundiais, cria leis de primeiro mundo e, no entanto é de um atraso mental extraordinário onde muitas vezes podemos ver discursos machistas, partidários e retrógrados. Até quando vai haver essa diferença entre homens e mulheres? Até quando nós mulheres vamos continuar aceitando caladas as diferenças impostas pelo sistema masculino que dura há séculos?
A mulher tem os salários mais baixos, os empregos ainda não se igualam aos dos homens, são perseguidas, a violência contra a mulher ainda mantém índices altíssimos, assédio sexual no trabalho, nas ruas, são consideradas inferiores aos homens, mas será que é só isso? Bem, por enquanto o negócio é trabalhar de forma informal, pois da forma adequada ainda à mulher não tem seus direitos garantidos. Fica aqui milha critica contra o sistema brasileiro.

Chinzenn

Nenhum comentário:

Postar um comentário