sábado, 5 de fevereiro de 2011

Uma morte e 1.352 casos da doença confirmados em 2011 no CE

Na última semana, foi confirmada a primeira morte por complicações da doença, em 2011, no Estado


Entre vendedores de lembranças do Ceará e quiosques oferecendo pacotes turísticos, educadores de saúde da Secretaria Executiva Regional (SER) II estiveram no Mercado Central, na manhã de ontem, em uma ação de combate ao mosquito da dengue. A campanha, executada regularmente pelo Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ganha importância na semana em que o Ceará registrou o primeiro caso de morte por complicações da dengue.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), que semanalmente divulga um boletim sobre a doença, um homem de 50 anos, morador de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, morreu após contrair doenças causadas por complicações da dengue. O caso aconteceu há cerca de 15 dias, mas a confirmação só veio nesta semana. Até a última sexta-feira, quando o boletim foi divulgado, foram confirmados 1.352 casos de dengue no Ceará. Em Fortaleza, foram 449 vítimas da doença confirmadas.

Ação educativa
A campanha da SMS ocorreu ontem em oito bairros da Capital. No Mercado Central, os educadores de saúde abordavam turistas e fortalezenses em compras para lembrar que o combate ao Aedes aegypti deve ser cotidiano. “O trabalho é cotidiano e não deve ser um único setor”, lembra Rafael Nascimento, que coordenou a ação no Mercado. 

A dona de casa Zilda Teixeira, 63, foi ao mercado com a filha para comprar castanha de caju e as duas foram abordadas pelos educadores. A blusa logo ganhou o adesivo da campanha. Zilda mora em apartamento e diz que fica de olho no jardim do condomínio. “É bom fazerem essas campanhas porque o povo vê as dicas na televisão e daqui a pouco já esquece. Tem que ser assim”.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

As campanhas educativas ajudam a lembrar que as ações de combate ao mosquito da dengue devem ser contínuas. Não deixar água acumulada em depósitos e manter vasos de plantas limpos e sem água devem ser ações cotidianas.

SAIBA MAIS

Além do Centro, as ações de combate ao mosquito da dengue, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ocorreram nos bairros Vila Peri, Aerolândia, José Walter, Conjunto Ceará, Planalto Ayrton Senna, Barra do Ceará e Otávio Bonfim.

Na Vila Peri, agentes sanitaristas visitaram casas e realizaram a Operação Quintal Limpo. Em uma escola do bairro, a população teve acesso a serviços como vacinação, verificação de pressão arterial e higienização bucal.

Na Barra do Ceará, um mutirão de limpeza fez visitas domiciliares e distribuição de material educativo. A limpeza dos quintais é importante no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Na Aerolêndia, a passeata “Todos Contra a Dengue” tomou as ruas do bairro, animada por uma banda de percussão. Houve exposição sobre a dengue, além de visitas domiciliares para a Operação Quintal Limpo.

Nos bairros da Regional V - a área de Fortaleza que mais registrou casos de dengue, em 2011, os educadores contaram com a “ajuda” do mascote da campanha: um mosquito Aedes aegypti “gigante”.

Mariana Lazari
marianalazari@opovo.com.br
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/02/05/noticiafortalezajornal,2098731/uma-morte-e-1-352-casos-da-doenca-confirmados-em-2011-no-ce.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário