quarta-feira, 3 de abril de 2013

Fátima no Cinquentenário do Método Paulo Freire em Angicos


A deputada federal Fátima Bezerra (PT), representando a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, participou na terça-feira (03)


A deputada federal Fátima Bezerra (PT), representando a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, participou na terça-feira (03), do início das atividades alusivas ao ‘Cinquentenário das 40 horas de Angicos’, que homenageia o professor Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, pelo trabalho pioneiro de alfabetização de jovens e adultos, realizado em Angicos (RN), em 1963.
“No governo Aluízio Alves, há 50 anos, era dada última aula das 40 horas da Experiência Paulo Freire que contou, inclusive, com a presença do presidente João Goulart. Mais que celebrar. Essa justa homenagem fortalece a luta no projeto político-pedagógico de enfrentamento do analfabetismo no Brasil. Depois da experiência pioneira das 40 horas, Paulo Freire foi convidado pelo presidente João Goulart para elaborar o Plano Nacional de Alfabetização de Adultos, mas foi impedido em virtude do Golpe Militar, pois foi preso e exilado por 16 anos. Ou seja: se o Método de Paulo Freire não tivesse sido proibido em decorrência do Golpe Militar essa realidade de analfabetismo seria diferente. Os índices de analfabetismo no Brasil, apesar de terem caído na última década, ainda são altos. No Brasil: 10%; RN: 17%; e Angicos: 24%”, destacou Fátima.
O reitor da UFERSA, Arimatea Matos deu a ordem de serviço para construção do Memorial Paulo Freire: Museu e Centro de Formação. Na ocasião, foi lançado o Pacto Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos.
“Essa experiência revolucionária, inovadora, referência no Brasil e no mundo na luta contra o analfabetismo, merece ser homenageada no Parlamento. Por isso, propus audiência pública para homenagear Paulo Freire e o Cinquentenário das 40 horas de Angicos, a ser realizado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados”, completou Fátima. 
Participou do evento os professores Marcos Guerra (conferencista), Moacir Gadotti (Instituto Paulo Freire), Chagas (MEC); a reitora da UFRN, Ângela Paiva; o reitor da UFERSA, Arimatea Matos, e demais representações da UERN, MEC, UFPE, UFPB, SEEC-PB, Cátedra UNESCO de EJA, SME de Angicos, Fórum Potiguar de EJA, UNDIME, SINTE-RN, Mova, Governo do RN, dentre outros.
Autor: Heldon Simões 


Nenhum comentário:

Postar um comentário