segunda-feira, 8 de abril de 2013

Morreu Margaret Thatcher


Conhecida como a «Dama de Ferro», Margaret Thatcher tinha 87 anos e foi vítima de acidente vascular cerebral

Morreu Margaret Tatcher, a primeira-ministra britânica entre 1979 e 1990, que ficou conhecida como «Dama de Ferro». 
Tatcher tinha 87 anos e foi vítima de acidente vascular cerebral, anunciou o seu porta-voz, o lorde Bell, cita a cadeia britânica SkyNews.

«É com enorme tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que a sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz na sequência de um acidente vascular cerebral ocorrido esta manhã».

Margaret Thatcher foi a única mulher a alcançar o cargo no Reino Unido. Conhecida pelo perfil austéro, Margaret Tatcher enfrentou a Argentina na guerra das Malvinas em 1982, abriu guerra aos sindicatos, baixou impostos, flexibilizou o mercado de trabalho e disse que para um político, o que é de facto excitante é poder enfrentar uma verdadeira crise. 

A ex-primeira-ministra britânica sofria de Alzheimer e estava muito debilitada fisicamente e, na última década, as suas aparições públicas foram raras.

Margaret Thatcher não falava em público desde 2002, por aconselhamento dos seus médicos, após ter sido vítima de vários acidentes vasculares cerebrais.

A antiga líder dos Conservadores britânicos foi hospitalizada em dezembro passado para retirar um tumor da bexiga, intervenção cirúrgica que foi classificada então como «menor» pelos membros mais próximos da ex-primeira-ministra britânica.

De acordo com fonte oficial, o seu funeral não terá honras de Estado, mas sim militares. As cerimónias fúnebres realizam-se na catedral de São Paulo, em Londres.

No Youtube, muitos registos da sua passagem pelo poder dão conta da determinação política e argumentativa. «Não! Não! Não!», disse Tatcher, numa das expressões que ficaram para a história sobre o pensamento sobre a integração europeia.

Cameron regressa a casa

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou que o Reino Unido perdeu «uma grande líder».

«É com grande tristeza que fui informado da morte de Lady Thatcher. Perdemos uma grande líder, uma grande primeira-ministra e uma grande britânica», disse Cameron, num comunicado divulgado poucos minutos depois do anúncio da morte de Thatcher.

David Cameron, que ia realizar hoje uma visita a Espanha e França, decidiu regressar mais cedo a Londres após a divulgação da morte da ex-primeira-ministra conservadora britânica, segundo informou Downing Street (residência e gabinete oficial do chefe do Governo britânico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário