sexta-feira, 12 de abril de 2013

Internet mais rápida do mundo é usada para secar roupa


Por Paula Furlan

Com uma conexão de 40GB por segundo, uma senhora sueca de 75 anos chamada Sigbritt Löthberg tem a internet mais rápida do planeta, milhares de vezes mais veloz que as conexões residenciais comuns e primeira vez que uma residência utilizou velocidade tão alta.

Após nove meses com a capacidade de baixar um DVD completo em alta definição em apenas dois segundos ou acessar 1.500 canais de HDTV simultaneamente, como a vida dessa senhora mudou?

Não muita coisa, segundo Hafsteinn Jonsson, encarregado da rede de fibra ótica da Karlstad Stadsnät, empresa de banda larga da cidade sueca de Karlstad. “Ela usava para secar roupas. Eram muitos equipamentos e ficou bem quente”, disse ele ao jornal sueco The Local.

O filho de Sigbritt, a lenda da internet Peter Löthberg, estava por trás do projeto, que pretendia demonstrar como preços baixos e alta capacidade podem ser construídos com longas distâncias. Löthberg levou o equipamento até a cidade de Luleå, no norte da Suécia, para futuros testes.

O segredo por trás da conexão ultra-rápida é uma técnica de modulação que permite que novos dados sejam transferidos diretamente entre dois roteadores a até 2.000 quilômetros de distância, sem transponders intermediários.

De acordo com Stadsnät Karlstad a distância é, em tese, ilimitada, ou seja, não há perda de dados, enquanto a fibra estiver no lugar.

Sigbritt pode ter renegado sua internet que faz inveja ao mundo todo, mas ela ainda tem uma admirável conexão de 10 gigabits por segundo. E pode haver outra surpresa guardada para ela.

"Estamos pensando em dar-lhe uma ligação de 100 gigabits por segundo no verão", disse Hafsteinn Jonsson.

"Então ela será capaz de secar roupa de todos os seus vizinhos também”, finaliza.
 
Fonte: consumidormoderno.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário